Devocional Diário - Descobertas da fé
1° de abrilVERDADE OU MENTIRA?
Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele [...] jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44
Essas duras palavras de Cristo denunciavam aqueles que se aproveitavam da falsidade para obter benefícios pessoais. Segundo Jesus, o mentiroso caminha para se tornar um filho do diabo, que é o pai da mentira.
Dizem por aí que hoje é o Dia da Mentira. Embora não seja um feriado nacional, essa data faz parte da cultura popular, e há diversas explicações sobre sua origem e seu significado. A mais aceita afirma que tudo começou com uma brincadeira surgida na França durante o reinado de Carlos IX. Nessa época, a passagem do ano velho para o ano novo era comemorada em 25 de março, com a chegada da primavera. A festa incluía troca de presentes e durava uma semana. O último dia de comemorações coincidia sempre com o dia 1° de abril.
No entanto, em 1564, ocorreu a adoção oficial do calendário gregoriano. Decidiu-se que o ano novo seria comemorado no dia 1o de janeiro. O povo, claro, já acostumado com o 25 de março, resistiu à mudança e manteve o antigo costume.
Os mais bem-humorados não se incomodavam com a mudança e, por isso, planejavam trotes para pegar os mais conservadores, que queriam manter a festa semanal que terminava em 1o de abril. Assim, enviavam presentes estranhos, como ratos mortos dentro de caixas coloridas, e convites para festas que não existiam. Com o tempo, a brincadeira se consolidou na França e, 200 anos depois, se espalhou para o resto do mundo.
O grande engano de quem tem o hábito de mentir é que a própria pessoa se torna vítima de suas fantasias. Dizem os especialistas que a mentira habitual pode evoluir para uma fadiga mental (pois mentir é mais exaustivo que falar a verdade) e, finalmente, pode se tornar um transtorno psíquico.
Mesmo que cometamos imprecisões em um relato ou sejamos tentados a mentir, a recomendação bíblica é: “Deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo” (Ef 4:25). A mentira aprisiona, enquanto a verdade liberta. Jesus disse: “Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8:32). Que o seu 1o de abril seja apenas o Dia da Verdade.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/verdade-ou-mentira?/
Nenhum comentário:
Postar um comentário