quinta-feira, 3 de abril de 2025

Apocalipse 9 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica:  Apocalipse 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 9 – Este capítulo refere-se ao cenário das trombetas, representando juízos progressivos de Deus sobre um mundo rebelde. A linguagem apocalíptica aqui tem fortes paralelos com as pragas do Egito (Êxodo) e profecias de Joel 2, ilustrando a natureza simbólica e o impacto espiritual dessas cenas.

O propósito deste capítulo vai além de revelar eventos históricos, ele enfatiza o chamado ao arrependimento diante do juízo divino.

• A mensagem da quinta trombeta (Apocalipse 9:1-11) – O juízo divino revela que quando as pessoas rejeitam a verdade de Deus, acabam caindo em engano e sofrimento espiritual. O tormento aqui simboliza o vazio e a angústia que acompanham a separação de Deus.

• A mensagem da sexta trombeta (Apocalipse 9:12-21) – Assim como Faraó endureceu o coração diante das pragas enviadas por Deus como juízos, muitos continuam rejeitando a Deus no tempo do fim, mesmo em tempo de crise. O verdadeiro problema não é a falta de evidências, mas a recusa em abandonar o pecado.

“A quinta trombeta foi um aviso conforme o fim se aproximava, refletindo a situação deste mundo, que é caracterizada por um aumento na atividade demoníaca. Na quinta trombeta as forças demoníacas estavam bastante ativas, mas seu poder ainda estava limitado e contido por Deus (9:4-6). No entanto, com o toque da sexta trombeta, as forças do mal são liberadas para realizar suas atividades prejudiciais sob a direção de Satanás. A profecia apresenta as pessoas que não têm o selo de Deus como estando indefesas contra os poderes demoníacos. É durante essas intensas atividades satânicas que Deus fez um esforço especial para alcançar os corações humanos por meio da proclamação do evangelho eterno (14:6-13)” (Ranko Stefanovic),

Apocalipse 9 representa um cenário solene de juízos que acompanham a pregação do evangelho e a resistência humana à verdade. Ele nos ensina que:

• O afastamento de Deus leva ao engano e ao tormento espiritual.
• Deus permite juízos para despertar os pecadores, mas nem todos respondem.
• A perversão da religião e a rebelião persistente impedem o arrependimento.

Diante dessas realidades, a mensagem para nós hoje é a necessidade de buscar a Deus antes que seja tarde!

Deus nos chama a permanecer firmes na fé e a fugir dos enganos que obscurecem a verdade. O tempo para arrependimento é agora! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

PASSADOS QUE APRISIONAM

  Devocional Diário - Descobertas da fé 3 de abril PASSADOS QUE APRISIONAM Não fiquem lembrando das coisas passadas, nem pensem nas coisas ...