Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica: Apocalipse 16Comentário: Pr. Heber Toth Armí
APOCALIPSE 16 – As pragas escatológicas que antecedem ao advento de Cristo são respostas diretas ao clamor dos fiéis perseguidos (Apocalipse 6:9-17; 8:2-5) e uma retribuição sobre aqueles que rejeitaram as advertências das trombetas (Apocalipse 8:7-11:14).
As trombetas tocam como um chamado ao arrependimento (Apocalipse 9:20-21), então as últimas pragas caem sem misericórdia após o fechamento da porta da graça, pois quem as receber já terá se decidido contra Deus (Apocalipse 14:6-12).
• As sete igrejas e os sete selos mostram a trajetória eclesiástica e o desenrolar da história até o juízo final.
• As trombetas representam juízos progressivos sobre inimigos do povo de Deus ao longo da história visando despertar-lhes para o arrependimento/salvação.
Diferentemente das trombetas, que afetam apenas parte da humanidade e chamam ao arrependimento, as pragas são juízos plenos e definitivos.
Após longo tempo de paciente espera (II Pedro 3:9), como um rio que transbordou suas margens, a paciência de Deus se esgotará. As pragas são um derramamento direto da Sua ira sobre um mundo que não quis arrepender-se de seus pecados, preferindo ficar com o diabo (Mateus 25:41; João 8:44).
Observe a progressão das pragas e Apocalipse 16. Elas atacam o corpo/úlceras, os recursos/mares e rios transformados em sangue, o meio ambiente/o sol queimando com intensidade, o reino das trevas/o trono da besta coberto de escuridão, a economia e a política global/o secamento do Eufrates, e, finalmente, o próprio ar, que sustenta toda a vida.
Essas aflições revelam que tudo o que os ímpios confiaram – seus sistemas, suas forças, suas alianças – é inútil contra Deus. O que impressiona, porém, é a reação desses ímpios. Três vezes é dito que eles não se arrependeram (vs. 9, 11, 21).
Muitos leem Apocalipse 16 cheio de temor. Porém, para o cristão fiel, ele contém uma mensagem de esperança (v. 15). As pragas não são meramente um juízo, mas uma justificação da justiça de Deus. O sofrimento dos santos ao longo dos séculos não foi ignorado. Deus não esqueceu os que Lhe foram fiéis. Feliz de quem deu ouvidos ao que o Espírito disse às igrejas. Feliz quem vigiou e conservou as vestes oferecidas por Cristo na mensagem à Laodiceia (Apocalipse 3:18; 16:15).
A sétima praga traz o desfecho. Então se dirá: “Está feito!” (Apocalipse 16:17). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário