Devocional Diário - Descobertas da fé
26 de marçoO PODER DO EXEMPLO
Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo. 1 Coríntios 11:1
Certo cidadão deixou uma mensagem no mural de uma igreja: “Parem de dar nomes bíblicos para seus filhos sem ensinar-lhes lições morais. É a segunda vez que Abraão me assalta.” Seria cômico, se não fosse trágico. O comportamento fala mais do que mil palavras.
Isso é tão sério que, se você prestar atenção, verá que dar o exemplo é praticamente o padrão divino na história do povo de Deus. O Senhor nunca dá um mandamento sem antes mostrar como se faz.
A começar pelo Gênesis, Ele não ordena guardar o sábado sem antes cessar Seu trabalho e repousar com Adão e Eva (Gn 2:2). A ordem dada a Abraão para sacrificar Isaque, mesmo sendo anterior à vinda de Jesus, está ligada à promessa de que o próprio Criador daria o exemplo, oferecendo Seu Filho como Cordeiro sacrificado em nosso lugar (Gn 3:15).
Por isso, Deus pede: “Sejam santos, porque Eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (Lv 19:2). Jesus igualmente admoestou: “Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no Céu” (Mt 5:48). A misericórdia de Deus também foi um grande exemplo para Davi (Sl 26:3).
Você já ouviu a máxima de que devemos olhar para Deus, e não para as pessoas? Costumamos mencionar isso em um contexto de escândalo, em que alguém foi injusto ou cometeu um delito moral. O conselho continua válido, mas não pode ser dito pela metade. Ele envolve mais do que uma atitude passiva de não se escandalizar; implica também o imperativo de não causar escândalos.
“Não queremos dar nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado” (2Co 6:3). Essa admoestação vale para todos os membros de igreja, sejam líderes ou não. A imagem do “escândalo”, que pode ser traduzido como “pedra de tropeço”, era especialmente apropriada, considerando os terrenos rochosos pelos quais Paulo costumava caminhar. Nas estradas não pavimentadas, pedras e seixos eram abundantes, representando um grande perigo para pedestres que caminhavam à noite ou para carruagens em alta velocidade.
Dar um bom exemplo é ter a autoridade do Espírito; é seguir os passos de Cristo. Ninguém poderá refutar uma vida verdadeiramente piedosa. Portanto, devemos pregar muito, falando apenas o necessário.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-poder-do-exemplo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário