quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Hebreus 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Hebreus 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


HEBREUS 7 – Aqui encontramos poderosos fundamentos para a doutrina do Santuário, do Sacerdócio de Cristo e da Lei. Este texto estabelece a superioridade do sacerdócio de Cristo sobre o levítico, fundamentando o papel central da intercessão do Santuário Celestial, um ponto crucial do plano da redenção.

A referência a Melquisedeque recebendo dízimo de Abraão antes da existência da Lei levítica (Hebreus 7:1-10), demonstra que o dízimo é um princípio que transcende a dispensação mosaica. Portanto, a fidelidade do crente nos dízimos continua válida sob a Nova Aliança.

• Melquisedeque que não era levita, recebeu o dízimo.
• Jesus, como Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, é digno de receber a fidelidade de Seu povo.
• O princípio do dízimo é permanente e válido até o último dia do tempo do fim.

A mudança mencionada em Hebreus 7:11-22 não significa abolição da Lei moral. Jamais! Refere-se a uma transição do sistema levítico para o sacerdócio de Cristo. O contexto indica que a “mudança de lei” aponta para a lei cerimonial que regulava o sacerdócio levítico, pois o próprio Cristo não poderia ser sacerdote segundo a ordem de Arão – além de ter declarado que não viera “abolir a Lei” (Mateus 5:17).

Embora houve mudança quanto às leis levíticas (cerimoniais), o Decálogo continua em vigor sem alteração (conferir Hebreus 8:10).

O ministério de Cristo não terminou na cruz; ele continua no Céu, onde intercede pelos crentes sinceros (Hebreus 7:23-28). Isso se harmoniza com Hebreus 8:1-2, que descreve Cristo como ministro do verdadeiro tabernáculo, construído por Deus no Céu.

• Cristo é capaz de salvar definitivamente àqueles que se aproximam de Deus através dEle. Assim, nossa esperança não está em nossos méritos, mas em Sua graciosa intercessão incessante.

• Pelo fato de Cristo estar vivo para sempre – diferentemente dos sacerdotes terrenos que morriam –, não estamos desamparados. Jesus está constantemente ativo, disponível e pronto para interceder por mim e por ti agora mesmo.

• Jesus é “santo, inculpável, puro, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus”, por isso pode ir além de nos perdoar, nos capacitando a viver uma vida pura.

• Enquanto a lei constituía sacerdotes imperfeitos, Deus estabeleceu Seu Filho como Sumo Sacerdote perfeito. Isso implica que não precisamos de mediadores humanos, pois podemos ir diretamente a Cristo.

Diante destas revelações... reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

CONHECIMENTO E INTIMIDADE

  Devocional Diário - Descobertas da fé 26 de fevereiro CONHECIMENTO E INTIMIDADE Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! Oseias 6:3...