sábado, 22 de fevereiro de 2025

Hebreus 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Hebreus 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

.
HEBREUS 3 – Até aqui entendemos que temos um Salvador que não apenas pagou com sacrifício e vida o preço de nossa redenção, mas continua cuidando de nós até o fim.

Por ser Criador do Universo, Jesus é superior aos honrados anjos do Céu, como revelado nos dois capítulos anteriores. Hebreus 3 nos mostra que Jesus é superior a Moisés – o primeiro escritor da revelação de Deus e o maior líder que Israel conheceu.

“Se Cristo deve substituir o sacerdócio de Arão, instituído por Moisés, Ele deve ser superior a Moisés, ou não teria o poder de revogar o que Moisés tinha instituído. Portanto, Cristo é apresentado como Deus” (CBASD).

Jesus estava simbolizado em todos os ritos cerimoniais do Santuário Terrestre. Com Sua vinda ao mundo, essas cerimônias perderam sua função e por isso deveriam ser descartadas. “Era preciso descartar os ritos e cerimônias que apontavam para o Cristo por vir, e substituí-los por outros que demonstrassem fé em um Cristo que havia chegado. Permitir que o crente em Deus fizesse isso exigiria novas revelações do Céu”. Por isso, “a epístola inicia diretamente uma discussão doutrinária [Hebreus 1:1-3] sem as habituais saudações de abertura” (Idem).

• Diante disso, é imprescindível que nossa fé precisa estar ancorada não em Moisés, mas em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote que confessamos. Esse é um chamado celestial (Hebreus 3:1).

• Moisés foi fiel como servo, mas Jesus é superior a Moisés na casa de Deus. A casa de Deus agora somos nós, desde que permaneçamos firmes na confiança e esperança em Cristo (Hebreus 3:2-6).

• A geração do Êxodo, liderada por Moisés, não entrou no descanso divino devido à dureza de coração e incredulidade. O Espírito Santo nos alerta a não repetir esse erro; temos de ouvir a voz de Deus a responder positivamente enquanto temos oportunidade (Hebreus 3:7-11).

• A fé perseverante é evidenciada por um compromisso sério com Cristo e pela exortação mútua entre os crentes. Precisamos de vigilância espiritual (Hebreus 3:12-14).

• A verdadeira obediência nasce da fé – sem fé, não podemos experimentar as promessas divinas. Assim como os israelitas duvidaram e ficaram fora da Terra Prometida, a incredulidade nos impede de desfrutar do descanso de Deus (Hebreus 3:15-19).

Através desse texto, somos chamados à fidelidade na jornada cristã! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

JESUS OU PITÁGORAS? – PARTE 1

  Devocional Diário - Descobertas da fé 23 de fevereiro JESUS OU PITÁGORAS? – PARTE 1 Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se...