quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Filemom Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Filemom
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


FILEMOM – Imagine a força transformadora do evangelho que, ao alcançar um coração outrora marcado pela escravidão e fuga, não apenas redireciona seu caminho, mas também desafia as barreiras sociais, convidando ao perdão, à reconciliação e a nova identidade em Cristo – é exatamente essa a poderosa realidade que encontramos na história de Onésimo e na sábia intervenção do apóstolo Paulo.

“Foi quando estava na prisão que Paulo parece ter anunciado o evangelho a Onésimo e o conduzido a Cristo. Posteriormente, Onésimo serviu a Paulo com dedicação durante seu encarceramento, e os dois estabeleceram um forte vínculo cristão (v. 10-11, 16). Contudo, a menos que Onésimo desejasse passar o resto da vida como fugitivo, sua situação tinha de ser resolvida legalmente. A lei romana fornecia a Paulo três resoluções possíveis: (1) ele poderia fazer com que Onésimo fosse vendido a um novo senhor, e o produto da venda seria devolvido a Filemom; (2) providenciar para que Onésimo encontrasse refúgio em um templo até que fosse vendido a outro senhor ou comprar sua própria liberdade; e, por último, (3) intervir junto a Filemom para corrigir a situação e reconciliar os dois. Paulo optou pela última alternativa, mas chegou a pedir a Filemom que concedesse liberdade a Onésimo e o recebesse como irmão igual em Cristo (v. 16)” (Delbert W. Baker).

O evangelho não apenas transforma indivíduos, mas redefine completamente as relações humanas, rompendo cadeias invisíveis de preconceito e desigualdade, para edificar uma comunidade fundamentada no amor, na graça e na reconciliação.

“O livro de Filemom é curto, mas transformador. Seu tema principal é o perdão obtido por meio do trabalho de um mediador. Este perdão resulta em reconciliação amorosa, unidade cristã e aceitação da igualdade de todos os crentes. Esse relato apaixonado e persuasivo fornece um exemplo vivo do poder do evangelho para transcender normas e preconceitos culturais e sociais inadequados. Esse livro fornece um roteiro fundamental para as relações interpessoais cristãs na igreja e na sociedade. Sua plena implementação na igreja vai defini-la como uma comunidade de crentes livres de desigualdades sociais e raciais, que são incompatíveis com o evangelho de Jesus Cristo”, analisa Baker.

O evangelho não apenas nos liberta do passado, mas orienta-nos a construir um futuro de reconciliação, restauração e amor.

Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O PODER DA MANSIDÃO

  Devocional Diário - Descobertas da fé 22 de fevereiro O PODER DA MANSIDÃO Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, porque sou mans...