segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

OUVIR E OBEDECER

 Devocional Diário - Descobertas da fé

6 de janeiro

OUVIR E OBEDECER

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:6


A poluição sonora, somada ao hábito de usar diariamente fones de ouvido para escutar música com decibéis muito altos, tem causado um aumento na prevalência de zumbido nos ouvidos de adolescentes. O assunto é tão sério que foi criado um comitê exclusivo para estudar o fenômeno, a Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ).

A conclusão dos especialistas é que a atual geração poderá enfrentar problemas de surdez em uma fase muito precoce de sua vida, entre 30 e 40 anos. Atualmente, 54,7% dos adolescentes relatam ter sentido zumbidos nos ouvidos – um sinal de que algo não vai bem com o aparelho auditivo.

Tão grave quanto perder a audição é ouvir e não compreender o que está sendo dito. A falta de entendimento na comunicação das pessoas também é uma forma de surdez mental, na qual alguém diz uma coisa e você entende outra. Grandes problemas surgem pela má compreensão do que o outro quis dizer.

A Bíblia registra ainda outra forma de surdez que é a pior de todas: a surdez moral. Ela acontece quando a pessoa simplesmente não segue o que está sendo dito. Em nossa sociedade ocidental, o ato de ouvir é considerado uma atividade puramente física e mental, mas na Bíblia é sinônimo de obedecer.

De fato, se você trocar o verbo “ouvir” por “obedecer” em várias passagens bíblicas, verá que isso faz bastante sentido. Não é à toa que a expressão “quem tem ouvidos, ouça” é repetida várias vezes no Novo Testamento (cf. Mt 11:15; 13:9; Mc 4:23). Ela significa: “Quem recebe uma ordem, que obedeça.”

Jesus, sendo judeu, certamente orava pela manhã e pela tarde recitando Deuteronômio 6:4 a 6. O texto começa dizendo: “Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”, então complementava dizendo que devemos amá-Lo com todo o nosso ser. “Escute, Israel” significa “obedeça, Israel, aprenda isso e ponha em prática”.

Diz o ditado que, “quem não escuta conselho, escutará: ‘Oh, coitado!’”. É justamente por não obedecer, isto é, por não ouvir a voz de Deus, que a humanidade mergulha em dores, às vezes permitidas pelo Altíssimo, para tentar acordar um mundo ensurdecido.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/ouvir-e-obedecer/

Nenhum comentário:

OS FALSOS BENEFÍCIOS DA RAIVA

  Devocional Diário - Descobertas da fé 7 de janeiro OS FALSOS BENEFÍCIOS DA RAIVA Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha...