Devocional Diário - Descobertas da fé
1° de janeiro
O VALOR DE UM PARDAL
Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Mateus 10:29
Esse é um bom versículo para começar o ano. Ele ilustra o cuidado de Deus por meio da simples venda de alguns pardais. A moeda mencionada se chama assarion, que é o diminutivo de “asse”. Por isso, algumas versões da Bíblia dizem: “Não se vendem dois pardais por um asse?”
Essa foi a primeira moeda romana. No tempo de Jesus, ela ainda circulava, valendo apenas uma fração de denário. Eram necessários 16 asses para completar um denário e assim pagar um dia de trabalho. Seu nome provavelmente tenha derivado do fato de ser fundida ou literalmente “assada”. O metal era derretido, colocado em moldes e então preparado para o comércio.
Por ser de pequeno valor, havia muitos tipos de asses em Roma. As moedas mais antigas traziam de um lado a proa de um navio e do outro um sujeito com duas faces olhando para frente e para trás. Era Janus, o deus romano das portas, considerado o primeiro fabricante de moedas.
Quando Júlio César fixou o novo calendário, homenageou Janus dando seu nome ao primeiro mês (janeiro). Desse modo, suas duas faces representavam a passagem do ano velho para o ano novo. Sua moeda também se tornou objeto de adivinhação e deu origem ao jogo “cara ou coroa”, que existe até hoje.
É possível que, entre os vários tipos de moedas em circulação na época de Cristo, algumas ainda tivessem o duplo rosto de Janus. No dia 1o de janeiro, era comum que os romanos apelassem a Janus para que os livrasse das dívidas e de sua condição miserável. Muitos judeus também embarcavam nessas crendices, e Jesus sabia disso.
O olhar infalível do Mestre viu ali uma oportunidade de ilustrar o amor de Deus. Valendo-se das moedas e dos pardais, Ele apresentou uma bela lição. Essas aves, ao que parece, eram artigos baratos e muito pechinchados. Tanto que, se em Mateus um asse pagaria dois pardais, em Lucas 12:6, dois asses comprariam cinco – um iria de brinde!
O ponto aqui não é o custo desses pequenos pássaros, mas a certeza de que, se até mesmo aves tão baratas tinham seu valor de mercado e eram cuidadas por Deus, quanto mais nós que somos Seus filhos. Portanto, neste ano que se inicia, lembre-se das palavras do Mestre: “Não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais” (Mt 10:31).
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-valor-de-um-pardal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário