domingo, 23 de fevereiro de 2025

Hebreus 4 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Hebreus 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


HEBREUS 4 – Três aspectos destacam-se neste capítulo:

1. O descanso sabático como antecipação do descanso escatológico: Hebreus 4:1-11 não apenas reafirma a validade do sábado, mas também o conecta ao descanso final dos redimidos. Desta forma, o sábado semanal vai além de um mero memorial da criação (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11); pois é um sinal profético do descanso escatológico (Isaías 66:22-23).

• O sétimo dia, divinamente separado, é uma amostra do descanso eterno que será concedido aos fiéis na Nova Terra; acreditar nisso motiva o cristão a guardar o sábado neste mundo. Assim, observar o quarto mandamento da Lei divina é um sinal de lealdade exclusiva a Deus no tempo do fim (Apocalipse 14:7, 12).

2. A relação entre a fé e a entrada do descanso prometido: Hebreus 4:2-4 menciona que Israel não pôde entrar no descanso de Deus por causa da incredulidade; assim como os israelitas perderam a entrada na Terra Prometida por falta de fé, aqueles que rejeitam a graça de Cristo hoje também perderão o descanso final no Reino de Deus.

• A entrada no descanso escatológico depende da perseverança na fé e da obediência à vontade de Deus. Precisamos fugir dos erros dos israelitas do passado.

3. O papel de Cristo como Sumo Sacerdote na experiência final do crente fiel: Hebreus 4:14-16 destaca que Cristo é nosso Sumo Sacerdote, que atua no Santuário Celestial, onde realiza a obra de intercessão e de juízo antes de Seu retorno (Daniel 8:14; Apocalipse 14:6-7). Por isso, os crentes são convidados a se aproximarem do trono da graça antes que chegue o descanso escatológico, o qual será plenamente realizado quando Cristo concluir Sua obra sacerdotal e retornar para buscar os Seus.

• É a intercessão de Cristo no Santuário Celestial que garante a entrada no descanso prometido, revelado em Sua Palavra.

Hebreus 4:12-13 merecem atenção! Ali há uma verdade inescapável: A Palavra de Deus não é um mero conjunto de letras, mas uma força ativa que julga pensamentos, intensões e expõe o íntimo do ser humano. Ela é poderosa: desnuda a alma – nenhuma máscara religiosa, nenhuma fachada de piedade resistirá diante da inspeção divina!

Antes de adentrarmos o descanso escatológico prometido, seremos provados pela Palavra: Serão separados os cristãos verdadeiros dos falsos cristãos e dos incrédulos...

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

JESUS OU PITÁGORAS? – PARTE 1

  Devocional Diário - Descobertas da fé 23 de fevereiro JESUS OU PITÁGORAS? – PARTE 1 Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se...