Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Gálatas 5Comentário: Pr. Heber Toth Armí
GÁLATAS 5 – Precisamos permanecer na obra do Espírito, rejeitando as distrações do legalismo, perfeccionismo, do orgulho humano ou das doutrinas que afastam da cruz de Cristo, para não perdermos a salvação!
Além de Paulo ensinar tais verdades, o teor de Gálatas 5 também combate a imoralidade, a iniquidade e, a libertinagem que a distorção de líderes espirituais desequilibrados apresentam.
Gálatas 5 complementa aquilo que os primeiros capítulos de Gálatas vem desenvolvendo. Ele é fundamental para entender o conceito de Reavivamento e Reforma espirituais, pois aborda a transformação que ocorre na vida do cristão ao viver sob a direção do Espírito após experimentar a conversão genuína.
Em Cristo há liberdade – que não é uma licença para pecar em paz, mas uma liberdade para servir a Deus e ao próximo em amor (Gálatas 5:1, 13-15). O Reavivamento é uma redescoberta dessa verdade, enquanto a Reforma implica num compromisso renovado de agir segundo a vontade de Deus.
Gálatas 5 apresenta o equilíbrio na doutrina da salvação. Para isso, Paulo destaca o conflito entre a natureza carnal e a espiritual implantada pelo Espírito (Gálatas 5:2-17). O reavivamento espiritual ocorre quando o pecador arrependido se entrega a Cristo, permitindo que Ele conduza seus pensamentos e ações. A reforma, por sua vez, envolve a rejeição das obras da carne (vs. 19-21) e a adoção de um estilo de vida que reflita a santidade – não a hipocrisia (v. 26).
Reavivamento e reforma genuínos se manifestam em uma vida transformada, evidenciada pelo fruto do Espírito Santo, como amor, alegria, paz, domínio próprio, etc. (Gálatas 5:19-24). Esses atributos indicam a ação contínua do Espírito no coração reformado.
• Reavivamento envolve buscar mais profundamente a comunhão com Deus por meio da oração, estudo da Palavra diariamente e rendição completa ao Espírito Santo.
• Reforma é a mudança visível na vida que demonstra o reavivamento interno, como abandono de vícios, brigas, fofocas, provocações, críticas, e adquiri um compromisso maior com a igreja e investimento nos relacionamentos.
A conversão genuína leva-nos a andar no Espírito (Gálatas 5:25). Desta forma, reavivamento é essencialmente viver uma vida cheia do Espírito Santo, onde cada decisão e passo é guiado por Ele.
Essa caminhada exige disciplina e mudança contínua, ou seja, uma reforma no estilo de vida para refletir os valores espirituais! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário