quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Filipenses 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Filipenses 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


FILIPENSES 2 – O cristão verdadeiramente convertido e submisso a Cristo será um lindo testemunho vivo na igreja e na sociedade. Paulo chama a atenção neste capítulo a que nosso foco esteja sempre na busca por refletir o caráter de Cristo e viver em obediência para glorificar a Deus.

Filipenses 2 é um texto rico sobre o caráter cristão; deveria ser profundamente estudado. Reflita:

1. O cristão deve buscar estar em harmonia com os irmãos, priorizando a unidade do corpo de Cristo. A humildade deve levar o cristão a valorizar os outros e os interesses deles, acima dos próprios interesses. Deve ter espírito de serviço, demonstrando estar interessado no bem-estar dos outros (Filipenses 1:1-4).

2. Cristo é a referência do cristão; o qual deve repudiar e renunciar o orgulho e dispor-se a servir, mesmo em posições humildes. A submissão à vontade de Deus é essencial, mesmo que implique sacrifício. Diante disso, o cristão deve confiar que a verdadeira honra vem de Deus, não de buscar a glória humana (Filipenses 1:5-11).

3. O cristão deve assumir a responsabilidade de crescer espiritualmente dependendo de Deus, e aprender a cultivar uma atitude pacífica, mesmo em situações difíceis – “sem reclamações nem discussões”. Assim, a vida do cristão será um testemunho poderoso de integridade moral e espiritual. Os representantes de Cristo neste mundo tenebroso precisam ser exemplos, destacando-se pelo seu caráter alegre em meio a uma sociedade corrompida e deprimente (Filipenses 1:12-18).

4. O cristão – como Timóteo e Epafrodito – deve buscar por um coração dedicado às pessoas e ao evangelho, sem qualquer interesse egoísta. Além disso, dispõem-se a sacrificar-se pelo bem-estar dos outros e, especialmente pela obra de Deus (Filipenses 1:19-30).

Paulo também trata das características de falsos cristãos e falsos líderes religiosos. Eles são orgulhosos, vaidosos, desprovidos de verdadeira humildade. Promovem divisões e têm aversão à unidade. São murmuradores e questionadores desnecessários. Estão desconectados da Palavra de Deus e incoerentes à prática do verdadeiro evangelho. Eles não possuem o espírito de sacrifício e serviço pelo próximo. São, na verdade, pedras de tropeço, prejudicando o testemunho da igreja (ver Filipenses 1:15-17; 2:1-8, 14-30).

Estes dois capítulos nos chamam a sermos vigilantes, discernindo motivações e frutos daqueles que nos rodeiam e. especialmente, de nós mesmos. Impactante, você não acha?

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

ÉTICA OU ESTÉTICA?

  Devocional Diário - Descobertas da fé 22 de janeiro ÉTICA OU ESTÉTICA? Ai deles! Porque seguiram o mesmo caminho de Caim. Judas 11 Existem...