Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Efésios 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
EFÉSIOS 3 – Existe continuidade entre Israel e a igreja. Há uma unidade eclesiástica da perspectiva divina do Antigo com o Novo Testamento, dos judeus e gentios.
Os judeus e a igreja não são dois povos distintos de Deus, com missão e propósitos diferentes. A igreja não substitui Israel como nação a partir de Cristo; nem surge como um novo povo de Deus. Na verdade, ela é a realização e cumprimento das profecias do Antigo Testamento.
O propósito de Cristo idealizado no passado se deu através de um remanescente fiel e piedoso de israelitas que passou a investir na inclusão dos gentios após o Pentecostes. Na abordagem de Paulo em Efésios, nem judeus nem gentios são excluídos do povo de Deus.
“A igreja é edificada sobre a revelação divina. Entretanto, Deus não tem duas revelações descontínuas, o Antigo e o Novo Testamento. Ele não revelou algo no Antigo Testamento apenas para abordar Seu plano e revelar um projeto totalmente novo. Seu plano é um, e Sua revelação é uma e contínua. Por isso, Paulo enfatiza que a igreja está edificada sobre os apóstolos e os profetas (Efésios 2:20)... Os apóstolos e os profetas estavam unidos em seu testemunho, que é o fundamento da igreja” (Gheorghe Razmerita).
Em Efésios 3 vemos esta abordagem:
• O mistério de Deus revelado: Judeus e gentios são co-herdeiros com Cristo (vs. 1-6). O mistério de Cristo foi revelado pelo Espírito Santo aos apóstolos e profetas: Em Jesus, os gentios são membros do corpo de Cristo e participantes da mesma promessa dos judeus.
• Paulo, servo da graça, proclama as riquezas insondáveis de Cristo (vs. 7-9). Ele declara que foi chamado para anunciar a todas as pessoas o plano de Deus, oculto por séculos, mas agora revelado em Cristo.
• A igreja manifesta a multiforme sabedoria de Deus aos poderes celestiais (vs. 10-11). Por meio da Igreja, a sabedoria de Deus se torna conhecida, segundo Seu eterno propósito em Cristo.
• Em Cristo, todos têm acesso a Deus (vs. 12-15). Toda a família no Céu e na Terra é uma só. Não precisamos jamais desanimar frente às tribulações.
• Fortalecidos no Espírito, enraizados no amor, conhecemos a plenitude de Deus (vs. 16-21). Ligados ao Espírito Santo compreenderemos o amor de Cristo, que excede todo entendimento.
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário