quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

1Tessalonicenses 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1Tessalonicenses 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I TESSALONISSENSES 1 – O conteúdo principal desta carta “é a segunda vinda de Cristo a este mundo, a qual é mencionada em todos os capítulos... Este grandioso evento dá sentido à vida de cada pessoa. A iminência do retorno de Jesus deve inspirar todos os cristãos a desenvolver fé, esperando e amor. Suas esperanças vão além deste mundo” (Bíblia do Discípulo).

Os adventistas são assim chamados pela ênfase na crença do advento de Cristo. No Manual da Igreja Adventista, consta as seguintes palavras: “A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da igreja, o grande ponto culminante do evangelho. A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos serão ressuscitados e, juntamente com os justos que estiverem vivos, serão glorificados e levados para o Céu, mas os ímpios irão morrer. O cumprimento quase completo da maioria dos aspectos da profecia e a condição do mundo atual indicam que a vinda de Cristo está próxima” (pág. 182-183).

O alicerce para a crença e orientação da fé do cristão é a Bíblia. Considerando o texto sagrado, nota-se que Paulo era adventista, por defender fortemente a crença do segundo advento de Cristo. I Tessalonicenses 1 pode ser assim sintetizado:

• Introdução e saudação: “Graça e Paz” reflete o desejo de harmonia celestial e bem-estar espiritual da igreja (v. 1).
• Ação de graças: Reconhecimento da fé ativa (vs. 1-2).
• A eleição divina: A igreja escolhida e transformada (vs. 4-5).
• O testemunho da Igreja: Exemplo e influência (vs. 6-8).
• A transformação radical do evangelho: Dos ídolos ao Deus vivo (vs. 9-10).

O primeiro capítulo de I Tessalonicenses trata de uma celebração do evangelho na vida da igreja: Da saudação inicial, passando pelo conhecimento da obra divina, até o testemunho que ecoa por toda a região. Os crentes de Tessalônica são um modelo de fé ativa, amorosa e cheia de esperança na promessa de Cristo de voltar a este mundo.

A atuação conjunta do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo fornece o alicerce sólido para a esperança adventista dos crentes. A compreensão da Trindade em Tessalonicenses revela que a esperança cristã não é apenas uma ideia ou sentimento, é uma realidade viva sustentada pela plenitude da divindade. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

DESUMANIZANDO PESSOA

Devocional Diário - Descobertas da fé 17 de fevereiro DESUMANIZANDO PESSOAS E Deus disse: “Façamos o ser humano à Nossa imagem, conforme a ...