Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade
6 de dezembroUma vida poética
Escrevo na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1:2
Juan Ramón Jiménez foi um poeta especial, que amava profundamente sua esposa. Incomodava-se tanto com o barulho que frequentemente mudava de casa. Mas sua meticulosidade ia além disso. Ele passava horas trabalhando em seus poemas, refazendo-os repetidas vezes até atingir a perfeição. Em alguns deles, acrescentava uma sigla misteriosa: MPS. Os estudiosos de sua obra sugerem que ela signifique “meditado para sempre”, usada por ele quando um poema estava definitivamente concluído e nunca mais seria alterado. Um exemplo dessa obra é o poema Dios Deseado y Deseante (Deus Desejado e Desejoso), o último que escreveu em sua vida e que nunca mais quis corrigir.
Nesse poema, Jiménez compartilha conosco sua sensação da iminência divina. Ele sente a presença do Deus com letra maiúscula, o Deus que nos foi ensinado quando éramos crianças e que muitas vezes esquecemos, isto é, o Deus dos inocentes, dos crentes, dos confiantes e das pessoas cheias de vida.
Eu, à semelhança de Jiménez, assinaria esse conceito com um MPS. No entanto, iria mais além: o Deus desejado da infância é também o Deus desejoso. É um Deus desejoso de que voltemos para Ele e com Ele nos comprometamos; desejoso de assinar nosso caráter com outro MPS: “Meus para sempre”. Afinal, o Senhor é um Pai amoroso que gosta de ter Seus filhos por perto e que deseja resolver, de uma vez por todas, nossas constantes idas e vindas. Ele não quer uma solução temporária, mas eterna; Ele quer, por meio da cruz de Cristo, trazer a primavera para nossa vida.
A promessa de Deus de nos amar e nos cuidar não foi uma promessa impensada, de última hora. Ela é tão antiga quanto o início dos tempos. Como Jiménez escreveu: “Perguntei-Lhe: ‘Deixas que Te ame?’ / Respon-deu-me, radiante de paixão: / ‘Quando floresça a cruz da primavera, / Eu te amarei com todo o coração’.”
Deus é o poeta supremo, que deseja escrever um belo poema com cada um de nós. Ele nos ama profundamente e deseja nos proteger, nos guiar e nos ajudar em todas as situações. Mas, para isso, precisamos nos voltar para Ele, nos entregar e permanecer em Seus braços. Permita que Ele transforme sua vida na mais sublime poesia e então assine MPS: “Meu para sempre!”
https://mais.cpb.com.br/meditacao/uma-vida-poetica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário