terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Romanos 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Romanos 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 9 – O caráter de Deus é justo; Deus é soberano e amoroso, trabalha pacientemente para salvar tanto judeus quanto gentios.

Paulo escreve a respeito da soberania divina e a responsabilidade humana. Ele equilibra a soberania de Deus com Seu amor e justiça.

Romanos 9 compõe uma seção que vai até o capítulo 11, a qual trata do papel de Israel no plano da salvação. Paulo não está discutindo a salvação individual de forma isolada, mas a eleição corporativa de Israel e o propósito redentor de Deus. O apóstolo está lidando com a tensão entre o chamado histórico de Israel como povo escolhido e sua rejeição a Jesus como o Messias.

Em Romanos 9, a eleição é vista como uma escolha funcional, não arbitrária, para cumprir um plano divino. Deus escolhe pessoas e nações para desempenharem papéis específicos na história da redenção. Por exemplo, quando Paulo menciona Jacó e Esaú (Romanos 9:10-13), o foco não é na salvação pessoal, mas na escolha de Jacó como portador de promessas de Deus. Essa escolha não contradiz a justiça divina, porque está enraizada do propósito redentor de toda a humanidade.

Um dos temas centrais em Romanos 9 é a soberania de Deus. Paulo usa exemplos como o endurecimento do coração de Faraó (Romanos 9:17-18), para destacar que Deus, como Criador, tem poder para realizar Seus propósitos. No entanto, a soberania divina nunca opera de forma arbitrária ou injusta. Deus endurece o coração de Faraó após várias rejeições da Sua graça, mostrando que a realidade humana está presente mesmo em meio à soberania divina.

Os “vasos de ira” e “vasos de misericórdia”, em Romanos 9:22-23 são frequentemente mal compreendidos como uma afirmação de predestinação absoluta. Essa metáfora deve ser lida no contexto da paciência divina.

Deus suporta com paciência os vasos de ira para oferecer-lhes oportunidade de arrependimento. Os vasos de misericórdia, por outro lado, representam aqueles que responderam à graça celestial. Assim, a ênfase está na justiça e na misericórdia divina, não na condenação predestinada.

O clímax de Romanos 9 é a inclusão dos gentios no plano da salvação. A eleição de Israel tinha como objetivo ser uma bênção para todas as nações (Gênesis 12:3). Até hoje, todos podem desfrutar da salvação e proclamá-la às nações!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Vendo o invisível

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 4 de dezembro Vendo o invisível Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê nã...