segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Romanos 8 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Romanos 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 8 – A luta descrita por Paulo em Romanos 7, não é o fim da história; ela aponta para a vitória em Cristo, uma esperança que nos sustenta enquanto aguardamos Seu retorno. Romanos 8 continua seu raciocínio: “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo e a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte”.

• “Ninguém que crê em Jesus Cristo está sob a escravidão da Lei de Deus; pois Sua Lei é uma Lei de vida, não de morte, para aqueles que obedecem aos seus preceitos. Todos os que compreendem a espiritualidade da Lei, todos os que compreendem Seu poder como detector do pecado estão numa condição tão desesperadora como o próprio Satanás, a menos que aceitem a expiação provida para eles no sacrifício curativo de Cristo, que é nossa expiação – ou reconciliação – com Deus” (Ellen White).

Romanos 8 é um dos capítulos mais elevados e triunfantes da Bíblia. Paulo nos conduz a uma visão clara da vitória em Cristo, da obra do Espírito Santo e da certeza da salvação. A condenação que antes recaía sobre o crente em virtude de sua incapacidade de obedecer a Lei foi removida em Cristo.

A libertação não significa que a Lei foi abolida, mas que a condenação da Lei foi superada pelo sacrifício de Cristo. Paulo enfatiza a obra do Espírito Santo como o agente transformador na vida cristã. Ele liberta da lei do pecado e da morte (Romanos 8:2), habita nos crentes (Romanos 8:9) e os capacita a viver segundo a vontade divina, não mais na carne (Romanos 8:3-13).

• “Deus nos comprou, e reivindica um trono em cada coração. Nossa mente e corpo devem estar subordinados a Ele, e os hábitos e apetites naturais devem ser subservientes às mais elevadas necessidades da alma. Mas não devemos pôr nossa confiança em nós mesmos nesta obra. Não podemos com segurança seguir nossa própria orientação. O Espírito Santo precisa renovar-nos e santificar-nos” (Ellen White).

Paulo apresenta nossa adoção por Deus – uma das mais belas realidades do evangelho. Essa adoção confere ao cristão não apenas uma nova identidade, mas também uma herança gloriosa (Romanos 8:14-39). Em Cristo, somos mais que vencedores! Quantos privilégios! – Heber Toth Armí.


#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Vendo o invisível

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 4 de dezembro Vendo o invisível Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê nã...