quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Qhapaq Ñan

 Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade

11  de dezembro

Qhapaq Ñan

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:1, 2


Ao fundo do cânion, o rio Apurímaque dança vigorosamente entre a espuma e a claridade de suas águas. Os habitantes de Quehue, na província de Canas (Peru), dão continuidade a uma tradição centenária, a minka, em que trançam uma multidão de tiras de qoya para fabricar a lendária ponte Queshuachaca, ou “ponte de cordas”. Essa ponte é o último resquício do que foi o Qhapaq Ñan, o caminho real dos incas que se estendia desde a Colômbia até a Argentina, passando por Equador, Peru, Bolívia e Chile. Ela foi um meio para acessar lugares remotos dos altiplanos andinos ou das frondosas selvas amazônicas. Pontes como essa permitiram a construção e comunicação de um império colossal.

O profeta Habacuque, assim como muitos outros, vivia em meio a uma situação complicada e caótica. No entanto, em vez de desistir, ele orou a Deus para trazer juízo aos que faziam o mal e para que castigasse a decadência na qual estavam imersos. Ele afirmou que, em meio a tanta maldade, a única coisa que restava ao justo era se apegar à sua fé e viver dela (Hc 2:4). Sua mensagem conclui com uma oração na qual expressa seus desejos e sua confiança, afirmando que o Senhor Deus é sua fortaleza. Deus trançou suas esperanças e converteu-as numa ponte que o levou às alturas (Hc 3:17-19).

Séculos mais tarde, Paulo escreveu aos Romanos sobre a fé em Jesus Cristo, que se converte em uma ponte de esperança que nos leva pelo caminho real até a Nova Jerusalém. Essa fé, embora pareça frágil, constrói e comunica de forma excepcional, atravessando os penhascos da existência, avançando sobre as alturas da sociedade e vencendo as tribulações da floresta dos dias. A fé salva nossa vida e nos dá a capacidade de enfrentar as dificuldades.

Ore e peça ao Senhor que trance sua fé de tal maneira que seu caminhar seja seguro e nas alturas da alma. Que Ele o ajude a palmilhar sobre a cruz, a ponte de esperança que conduz ao Céu, e o auxilie a enfrentar todas as tribulações que venham a surgir no caminho.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/qhapaq-nan/

Nenhum comentário:

Sinais

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 12  de dezembro Sinais Isto acontecerá para que vocês deem testemunho. Lucas 21:13 Desde os t...