terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Do começo ao fim

 Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade

31  de dezembro

Do começo ao fim

José morreu com a idade de cento e dez anos. Eles embalsamaram o seu corpo e o puseram num caixão, no Egito. Gênesis 50:26


Em 31 de dezembro de 2014, enviei três cartões-postais para os meus sobrinhos. Eram sobre pinguins e não tinham nada de especial, a não ser que foram enviados num fim de ano e lá de Ushuaia, a cidade mais austral do planeta, conhecida como “cidade do fim do mundo”. O sul da Argentina nos faz retroceder às aventuras de Júlio Verne ou de Antoine de Saint-Exupéry. De Saint-Exupéry, notável piloto aeropostal, sabemos que tirou a ideia de uma jiboia que comeu um elefante da Ilha dos Pássaros, em Chubut, Argentina. Uma jiboia que os adultos, no livro O Pequeno Príncipe, confundem com um chapéu.

Um fato interessante é que esse local não é uma ilha e sim um tômbolo, já que, quando a maré abaixa, ele se une ao continente. Tampouco é um lugar habitado por pássaros. Quando muito, poderíamos dizer que as aves marinhas o sobrevoam. Existem coisas que parecem ser algo que não são.

Essa experiência me lembrou dois personagens bíblicos: José e João. José havia tido uma vida de aventuras. Soube lidar com épocas de vacas gordas e de vacas magras. Muitos hicsos – grupamento de pastores – pensaram que José era um deles e, juntos, governaram. Muitos egípcios, povo de tradições supramundanas, pensaram que era um deles, e o embalsamaram. Mas José não era hicso nem egípcio; era um hebreu que confiava no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Sua esperança estava posta no Senhor. Por isso, José, vindo de uma longínqua terra do sul, chegou ao seu fim em paz.

João, por sua vez, nos enviou uma carta (o Apocalipse) desde uma ilha perdida no Mediterrâneo, uma mensagem sobre assuntos que parecem uma coisa, mas são outra. É um texto que se destaca por insistir que “o essencial é invisível aos olhos”, e o essencial é que Deus participa da história e Se compromete conosco, pois prometeu que um dia voltará e trará com Ele a recompensa de cada um (Ap 22:12, 13).

Estamos chegando ao fim de mais um ano e ao começo de outro. O lugar ao qual chegamos pode parecer os confins da Terra, mas está a um passo de novos e espetaculares horizontes. Neste contexto, o mais importante é se lembrar do essencial: o Deus que esteve com José e João estará também com você. Feliz Ano-Novo!

https://mais.cpb.com.br/meditacao/do-comeco-ao-fim/

Nenhum comentário:

ILUMINANDO O MUNDO

  Devocional Diário - Descobertas da fé 5 de janeiro ILUMINANDO O MUNDO Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no...