terça-feira, 31 de dezembro de 2024

2 Coríntios 5 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – 2 Coríntios 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 5 – A certeza da ressurreição e da vida eterna deve inspirar-nos a viver com fé, coragem e um compromisso constante com o que é agradável a Deus; soma-se a isso a convicção de que todos compareceremos perante o tribunal de Cristo, fortalecendo nossa responsabilidade e propósito nesta vida.

“Uma vez que para ter ‘vida’ (v. 4) e ‘habitar com o Senhor’ (v. 8) é necessário possuir o corpo imortal (v. 1-2), a passagem nega a ideia de uma alma desprovida de corpo desfrutando a vida eterna”. Portanto, em II Coríntios 5:1-10, “Paulo faz um contraste entre a vida terrena (‘enquanto no corpo, estamos ausentes no Senhor’) e a experiência celestial que ele desejava vivenciar (‘preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor’; ver Rm 8:18-23)” (Bíblia Andrews).

Paulo, em sua experiência, nos ensina que “o amor de Cristo nos constrange”. Se somos alcançados por esse amor transformador, não podemos restringi-lo a nós mesmos (II Coríntios 5:14). Ser reconciliados significa agir como embaixadores de Cristo (II Coríntios 5:20), como instrumentos e representantes de Deus onde quer que estejamos, conduzindo outros ao perdão e à restauração.

Como cada pecador convertido, que se tornou cristão, todos são chamados a ser instrumentos de reconciliação no lar, no trabalho e na comunidade. O ministério da reconciliação não é um título, mas uma missão divina compartilhada com todos os que creem. Em II Coríntios 5:11-21 não há exclusividade pastoral, mas é um privilégio e uma responsabilidade de todo cristão em geral.

Paulo está intentando mostrar que, aquele que está em Cristo, é nova criação. Diante disso, nossa participação no ministério da reconciliação dos pecadores com Deus não é opcional, mas essencial para que o mundo veja Cristo em nós.

• Reconciliação é mais do que palavras; é viver de forma a inspirar outros a buscar o mesmo renascimento em Cristo.

A base dessa reconciliação está no último versículo: “Deus tornou pecado por nós Aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos justiça de Deus”.

• Jesus não merecia tornar-Se pecado; nem nós merecíamos tornarmo-nos justiça divina...

• A cruz nos reconciliou com Deus; agora, nossa vida deve reconciliar outros com Ele.

• O amor de Cristo nos transforma, e essa transformação nos comissiona!

Vamos reavivar o ministério de reconciliação? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O PARADOXO DE DEUS

  Devocional Diário - Descobertas da fé 1°  de janeiro O PARADOXO DE DEUS Eu sou o Senhor, e não há outro; além de Mim não há Deus. Isaías 4...