sábado, 2 de novembro de 2024

Que bom!

 Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade

2 de novembro

Que bom!

Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Gênesis 1:31


Uma regra básica da interpretação bíblica é a seguinte: se uma frase é muito repetida em um texto é porque é relevante. Existem várias expressões redundantes no primeiro capítulo do Gênesis. Sugiro que você as pesquise. Mas existe uma que me parece ter um impacto existencial: “eis que era muito bom”. A cada etapa, o relato da criação nos lembra como foi o processo de formação deste mundo.

A expressão no original hebraico (ki-tov) é muito mais do que uma síntese ou avaliação; é uma exclamação de absoluta satisfação. Poderíamos traduzi-la como: “Que bom!” Para Deus, criar não somente é algo natural, mas também algo de que gosta muito. Ele ama fazer as coisas, fazê-las bem e, depois, olhar para cada uma de Suas obras e Se regozijar nelas.

Com certeza você já passou por isso alguma vez. Planejou cada detalhe de uma ceia, fez uma lista de tudo o que precisava, elaborou com precisão cada item, convidou com carinho cada familiar e amigo, pôs a mesa com todo o luxo em cada detalhe e, no final, após saborear minuciosamente o primeiro prato, alguém exclama: “Que bom!” Então, com um sorriso no rosto, você sente o prazer que traz o trabalho bem-feito.

A palavra “bom” (tov) é, em primeiro lugar, uma constatação da natureza de Deus. Ele é o supremo bem. Não há nada mais sublime do que o que Ele é e faz. Sua obra, portanto, não poderia ser de outra maneira: uma criação excelsa. Além disso, a palavra vai além do bom como positivo, pois inclui o significado de “útil” e “belo”. É algo proveitoso. Na mentalidade bíblica, o bom está associado ao prático, ao cotidiano. O bom também é bonito. Não existe um trabalho melhor do que fazer algo que seja positivo, que seja útil e, além de tudo, belo. É como olhar para Deus e Lhe dizer: “Que bom que Tu fizeste isso! Que bom!”

O Deus da criação não mudou; Ele continua sendo o mesmo. O Eterno continua gostando de fazer tudo com capricho e deseja que O imitemos. Você sabe muito bem quanta satisfação existe em ser bondoso, em colocar sua religião em prática e embelezar este mundo com seu sorriso. Por isso, que bom seria se hoje, mais uma vez, você fizesse com que Deus ficasse satisfeito com Sua criação, ou seja, com você!

https://mais.cpb.com.br/meditacao/que-bom/

Nenhum comentário:

Grãos de café

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 7 de novembro Grãos de café Procurem sempre o bem uns dos outros e o bem de todos. 1 Tessalon...