Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade
3 de novembro
Belo por fora e por dentro
José tinha um belo porte e boa aparência. Gênesis 39:6
José tinha herdado de sua mãe, Raquel, uma notável beleza (Gn 29:17). Segundo os padrões estéticos atuais, talvez seus traços fossem atléticos e sua simetria perfeita e seu queixo proeminente o fizessem parecer um modelo. Além disso, sua aparência saudável e agradável transmitia uma mensagem de bondade e integridade.
Mas José era muito mais do que um top model da Antiguidade. Observe o seguinte detalhe de Gênesis 39: o verso 2 diz: “O Senhor Deus estava com José”, e o verso 23: “O Senhor estava com ele”. Seria uma casualidade essas frases estarem, respectivamente, no início e no fim do relato? Não, e tampouco é que no meio da narrativa encontre-se a frase “José tinha um belo porte e boa aparência”. A mensagem subjacente é bem simples: o que o fazia verdadeiramente belo era o fato de que Deus estava com ele, e ele com Deus.
Na narrativa bíblica, a excelência é representada por três valores: beleza, bondade e verdade. José personificava esses valores de maneira excepcional. Ele era atraente por herança, emanava uma imagem saudável e confiável por suas atitudes e relações e preferia a verdade a qualquer substituto.
Não podemos escolher nossa genética, mas podemos escolher nossas atitudes e relações. Ser bondoso não custa tanto assim, e escolher o amor como princípio é a chave para se tornar verdadeiramente belo. Ter uma boa relação com Deus é algo que não custa nada, pois Nele tudo é grátis, pela graça.
Assim como, no momento da cruz, Jesus concordou em ser a pessoa de pior aspecto da história (Is 52:14) para que pudéssemos ser belos para sempre, também podemos escolher a beleza interior e a verdade em nossa vida. Essa escolha nos converte em pessoas verdadeiramente agraciadas, que transmitem bondade e confiança para aqueles que estão ao nosso redor.
Diferentemente da beleza que se herda dos pais, a beleza espiritual pode ser adquirida. Portanto, escolha a beleza da comunhão com Deus. Escolha a beleza da bondade e do amor ao próximo. Escolha a beleza da santidade e da generosidade. Escolha a beleza que há em reproduzir o caráter de Cristo neste mundo. Dessa forma, à semelhança de José, a beleza exterior será mera consequência da beleza interior que você escolher cultivar.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/belo-por-fora-e-por-dentro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário