terça-feira, 5 de novembro de 2024

Atos 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Atos 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 9 – A força do evangelho alcançou inclusive um dos maiores inimigos da Igreja Cristã: Saulo.

O relato de Atos 8 revelou que o poder do evangelho transforma vidas e que o Espírito Santo não pode ser comprado, manipulado ou submetido a propósitos egoístas.

• Somo chamado à pureza espiritual e à rejeição de toda prática que contradiga o caráter de Deus.

Por isso, em Atos 9, Saulo, embora fosse um indivíduo dedicado à religião judaica, como o mágico de Atos 8, devia reconhecer a superioridade do cristianismo ao revelar que o único poder digno de confiança é aquele que vem de Deus, transformando pessoas para viverem em conformidade com Sua vontade e para a glória de Seu nome.

Atos 9 lembra-nos que Deus tem o poder de transformar completamente qualquer vida que se dispõe a conhecê-lO.

• Somos chamados a ser instrumentos em Suas mãos como Ananias, ajudando a acolher e discipular pessoas, independente do passado. A história de Saulo nos desafia a viver em plena obediência, com uma nova identidade em Cristo e em comunhão com a Igreja.

O apoio e acolhimento de Barnabé nos lembra da importância da comunhão e do apoio mútuo na igreja. Todos enfrentamos lutas e desafios, e o papel de irmãos maduros é essencial para o crescimento espiritual (Atos 9:26-31).

• Somos chamados a ser acolhedores e generosos, ajudando outros a se integrarem, especialmente aqueles que vêm de contextos difíceis. Pergunte-se: Sou um “Barnabé para alguém em minha congregação? Tenho estendido a mão para os novos na fé?

Encontramos no texto o relato de Dorcas, uma discípula querida e admirada pela comunidade em Jope por sua bondade/generosidade. Sua morte causou grande comoção; então, a Igreja chamou Pedro que orou por ela, trazendo-a de volta a vida. Sua história nos ensina que todos nós temos dons dados por Deus e que cada um de nós é insubstituível na missão de servir e abençoar o próximo.

Hoje não precisamos que Dorcas seja ressuscitada; precisamos, sim, que os dons que Deus nos deu sejam aplicados no serviço ao próximo.

Portanto, seja um atencioso Ananias ou um Barnabé na missão e acolhimento ou uma Dorcas na compaixão e atendimento aos necessitados, a fim de que tenhamos mais pessoas convertidas no Reino de Deus!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Grãos de café

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 7 de novembro Grãos de café Procurem sempre o bem uns dos outros e o bem de todos. 1 Tessalon...