segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Atos 8 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 8 – Com a perseguição à igreja (Atos 8:1-3), o cristianismo espalhou-se rapidamente. Um exemplo é o relato do batismo do Eunuco por Felipe (Atos 8:26-40).

Com o avanço da Igreja no mundo gentio (Atos 8:4-8), os cristãos lidaram com formas de religião contrárias à revelação de Deus. Um exemplo foi a magia de Simão (Atos 8:9-25).

O mágico Simão intentava impressionar o povo de Samaria com práticas sobrenaturais, e vemos como a chegada do evangelho através de Filipe, e posteriormente Pedro e João, revelou a superioridade do poder de Deus sobre a magia e a bruxaria.

A cultura da época misturava-se frequentemente com crenças e práticas pagãs que viam o sobrenatural como fonte de poder. Em contraste, o cristianismo apresentava-se como uma fé baseada na revelação de Deus através das Escrituras e da manifestação visível do poder de Deus na vida de Jesus e de Seus apóstolos.

Diferente da magia, que manipula forças para benefício próprio ou para impressionar, o poder que acompanha a pregação de um cristão vem diretamente de Deus e é voltado para a libertação e salvação das pessoas. Contudo, quando observou os milagres realizados pelo poder do Espírito Santo, Simão impressionou-se e, aparentemente, converte-se ao cristianismo, sendo batizado.

Mesmo depois de batizado, quanto Pedro e João chegam a Samaria e os samaritanos recebem o Espírito Santo, Simão oferece dinheiro para comprar essa capacidade. O fato é que o Espírito Santo não pode ser comprado ou manipulado, pois o cristianismo trata de um relacionamento autêntico com Deus, no qual o Espírito é dado gratuitamente como presente divino. A tentativa de Simão de adquirir o poder de distribuir o Espírito Santo demonstra seu entendimento equivocado do cristianismo e sua visão ainda enraizada nas práticas de manipulação espiritual que ele conhecia.

Em Atos 8:20 Pedro expõe que o verdadeiro poder espiritual não é algo negociável; é concedido por Deus Àqueles que O seguem com sinceridade. Tal confronto serve para ressaltar que o evangelho não é um meio de obter poder para si, mas um chamado à submissão a Deus e serviço aos outros!

Os apóstolos rejeitam qualquer tentativa de misturar o evangelho com práticas espirituais pagãs ou mágicas. A resposta de Pedro a Simão é, em essência, uma repreensão contra o sincretismo... – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

No foco de Jesus

Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 8 de novembro No foco de Jesus Nunca deixará de haver pobres na terra. Por isso, eu ordeno a vo...