sábado, 16 de novembro de 2024

Atos 20 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 20
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 20 – Paulo prega o evangelho na Grécia, durante três meses; ali tramaram contra sua vida, e então dirigiu-se para Trôade acompanhado de sete colegas; ali, ele prega até a meia-noite, um jovem que assistia da janela pega no sono, cai do terceiro andar e morre.

Paulo interrompe seu sermão, o ressuscita e continua a pregar (Atos 20:1-12). Depois se dirige a Mileto, e pede que os anciãos de Éfeso o encontrem ali. Depois, Lucas registra os ensinamentos e as despedidas de Paulo aos líderes e membros da igreja em Éfeso (Atos 20:18-38).

Paulo lembra à congregação que serviu a Deus com humildade, lágrimas e paciência, enfrentando adversidades, e que nunca evitou ensinar o que era proveitoso para a edificação da fé deles. Ele destaca que seu ministério foi marcado pela sinceridade e dedicação, sempre chamando todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo.

Paulo também adverte os líderes sobre a importância de cuidarem da igreja, pois ele prevê que, após sua partida, falsos mestres e “lobos ferozes” surgirão, distorcendo a verdade e desviando discípulos. Ele exorta os líderes a permanecerem vigilantes, apegando-se fielmente ao evangelho e à doutrina cristã, sem permitir que ideias humanas contaminem a mensagem.

No trecho final, Paulo mostra seu exemplo pessoal. Ele trabalhou para sustentar-se e ajudar aos necessitados, destacando a importância da generosidade e do desprendimento, ecoando as palavras de Jesus: “Há maior felicidade em dar do que em receber”. Em lágrimas, Paulo se despede dos líderes, orando com eles e demonstrando sua profunda afeição, o que revela sua preocupação pastoral e o compromisso com a pureza e a autenticidade da doutrina cristã.

Podemos destacar, a partir da advertência de Paulo que,

• Aquele que desdenha a doutrina ou a chama de irrelevante jamais estará apto para ensinar a Palavra de Deus.
• Quem manipula e adultera as verdades sagradas mostra-se indigno de instruir o povo.
• O líder espiritual que rebaixa as Escrituras à lógica humana, distorcendo-as para atender aos próprios desejos, não merece espaço no púlpito cristão.

A Bíblia não é brinquedo nem ferramenta de manipulação; é a revelação de Deus – portanto, deve ser tratada com temor e reverência. Ensinar as Escrituras exige compromisso com a verdade, não com vaidades ou opiniões pessoais.

Reavivemo-nos na sã doutrina bíblica! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Eis-me aqui!

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 16 de novembro Eis-me aqui! Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: “A quem enviarei, ...