sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Inacreditável

 Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade

30 de outubro

Inacreditável

Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. Gálatas 6:7

A história de Ananias e Safira (At 5:1-11) me parece inacreditável, não por duvidar da veracidade do texto bíblico, mas porque não consigo compreender como um crente pode tentar enganar a Deus. Um crente, por definição, crê em Deus e sabe de Sua presença; então, como pode ignorar esse fato? É uma história dramática que nos choca profundamente, pois o ato deles os levou à morte instantânea. Sobre esse caso, Ellen G. White escreve: “Do severo castigo aplicado àquele casal que cometeu perjúrio, Deus quer que aprendamos também como é profunda Sua aversão e Seu desprezo por toda hipocrisia e engano. Simulando haverem dado tudo, Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo e, como resultado, perderam esta vida e a futura. O mesmo Deus que os puniu condena hoje toda falsidade. Para Ele, lábios mentirosos são uma abominação. […] Considerar levianamente a verdade e dissimular para servir a planos egoístas significa o naufrágio da fé. […] Quem profere mentiras vende sua alma por baixo preço” (Atos dos Apóstolos, p. 48 [75, 76]).

Tentar enganar o juiz é um crime bastante incoerente quando se trata de Deus, pois esse Juiz justo sabe tudo, e enganar a Deus não é possível. No entanto, muitas pessoas procedem assim, pensando que são mais espertas do que quem as criou, inventando desculpas que só as expõem mais.

Como você se sente quando alguém o procura com uma desculpa esfarrapada? Obviamente, mal. Como você acha que Deus Se sente quando você apresenta uma desculpa dessa mesma natureza? Ele também Se sente mal. Em primeiro lugar, porque, dessa forma, você mostra sua falta de apreço e, em segundo lugar, porque mostra sua insensatez. Fazer algo quando ninguém está olhando, criar uma história mirabolante para favorecer seus propósitos, fingir uma religiosidade que não vive, gabar-se de uma generosidade que não pratica são algumas das tolices que deveriam fazê-lo pensar se realmente acredita em Deus. Por outro lado, é bom ter um Deus que nos conhece totalmente! Desse modo, não precisamos fingir nada e podemos ser totalmente sinceros.

Pare de querer enganar a Deus, os outros e a si mesmo. Acerte as coisas com o Senhor neste exato momento e mude de vida. Ainda é tempo!

https://mais.cpb.com.br/meditacao/inacreditavel/

Atos 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 5 – Algumas pessoas acham que os julgamentos divinos no Antigo Testamento eram duros e drásticos comparados ao Novo Testamento. Na verdade, Deus não muda (Malaquias 3:6).

O Deus que enviou duas ursas para devorar 42 jovens zombadores do profeta Eliseu (II Reis 2:23-24) executou juízo sobre Ananias e Safira (Atos 5:1-10). No episódio de Eliseu, “um sinal exemplar era extremamente necessário para conter o crescimento da irreligião e mostrar às pessoas que terrível coisa é zombar das obras de Deus ou desprezar Seus ministros nomeados” (CBASD).

“É comum ver o Senhor enviando julgamentos especiais no começo de um novo período da história bíblica, como se Deus estivesse alertando Seu povo para o fato de que um recomeço não significa que as regras antigas mudaram. Depois do início do ministério no tabernáculo, Deus matou Nadabe e Abiú por terem oferecido ‘fogo estranho’ perante o Senhor (Lv. 10). Depois da primeira vitória de Israel na Terra Prometida, Deus ordenou que Acã fosse morto por ter tomado para si tesouros dos despojos de guerra que haviam sido inteiramente consagrados a Deus (Js 7). No início do reinado de Davi em Jerusalém, o novo rei providenciou para que a arca da aliança fosse levada para a capital, e Uzá foi morto por haver tocado na arca (2 Sm 6:1-7). Na sequência, “no começo do ministério de Eliseu, o ataque sofrido pelos jovens serviu de aviso claro de que o Senhor Deus de Elias ainda estava reinando e ainda levava Sua aliança a sério [2 Rs 2:23-24]”. E também, quando Ananias e Safira mentiram aos líderes da Igreja primitiva, Deus tirou a vida do casal (At 5)”, analisa Warren Wiersbe.

Do modo como Eliseu, “por cinquenta anos entrou e saiu pela porta de Betel, e foi de cidade em cidade, passando por entre ajuntamentos dos piores e mais rudes jovens ociosos e devassos, mas ninguém caçoou dele ou menosprezou suas qualificações como profeta do Altíssimo” (EGW), com a morte de Ananias e Safira “grande temor se apoderou de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos” (Atos 5:11).

O respeito e interesse pela igreja cresciam com a restauração holística das pessoas; porém, por inveja dos líderes religiosos levantou-se perseguição aos apóstolos (Atos 5:12-42). Infelizmente! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Inacreditável

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 30 de outubro Inacreditável Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa se...