quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Síntese da síntese

 Devocional Diário

L

Vislumbres da eternidade
10 de outubro

Síntese da síntese

Tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7:12

O mesmo Deus que sintetizou toda a mensagem inspirada na Regra de Ouro permitiu que outros povos percebessem essa mensagem essencial. Observe como estas citações são parecidas. O budismo ensina: “Não trate os outros de maneiras que você mesmo acharia dolorosas.” O confucionismo diz: “O máximo da benevolência é não fazer aos outros o que você não quer que façam a você.” O hinduísmo afirma: “O dever supremo é não fazer aos outros o que causa dor quando o fazem a você.” O jainismo prega: “Você deveria tratar todas as criaturas do mundo como gostaria de ser tratado.” O judaísmo declara: “O que para você é odioso, não faça ao seu próximo. Nisso consiste toda a Lei; tudo mais é comentário.” E o islamismo assevera: “Nenhum de vocês crê verdadeiramente até que queira para os outros o que quer para si mesmo.”

Deus colocou no coração de todos os povos o sentido do respeito – respeito por si mesmo e pelos outros. Ser uma pessoa espiritual e de boa índole exige, essencialmente, esse valor. Respeitar é a base de toda ética e relacionamento. Muitas dessas frases têm mostrado ser relevantes, mas não passam de uma citação para muitos dos seguidores dessas religiões. Isso inclui muitos cristãos. Então, como conseguir colocar em prática a essência da Regra de Ouro?

Jesus responde: “Peçam, e lhes será dado […]. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, a porta será aberta” (Mt 7:7, 8). A resposta é pedir a Deus que nos ajude. O nosso Deus é o Senhor de todas as criaturas deste mundo e deseja colocar a semente do respeito e do amor em nosso coração. Ele pode cuidar dela enquanto ainda é uma plantinha frágil e protegê-la enquanto ela cresce e as adversidades pretendem fazê-la murchar. Deus zela pelo nosso respeito com enorme intensidade porque sabe que essa é a chave para continuarmos a nos entender como pessoas.

Ore: “Senhor, ajuda-me a amar e a respeitar a todos, do modo como Jesus faria se estivesse em meu lugar.” Esse pedido pode nos ajudar a estreitar a relação com Deus e com nossos semelhantes. Afinal, respeitar uns aos outros é fundamental para construir um mundo melhor e nos preparar para a eternidade.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/sintese-da-sintese/

Nenhum comentário:

“Vim, vi e venci”

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 28 de novembro “ Vim, vi e venci” Falei essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. No mun...