sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Nas entrelinhas

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
10 de outubro

Nas entrelinhas

Então Lhe perguntaram: “Mestre, sabemos que o senhor fala e ensina corretamente e não Se deixa levar pela aparência das pessoas, mas ensina o caminho de Deus segundo a verdade.” Lucas 20:21

O ato de ler nas entrelinhas é um dos mais fascinantes exercícios da linguística. Afinal, uma coisa é o que se diz, outra é a intenção por trás das palavras. É assim que a história do nosso verso de hoje adquire um tom tão dramático. Os espiões, dissimulados e ardilosos, procuravam encontrar uma brecha para denunciar Jesus. Mas Ele não Se deixou enganar. Em vez disso, respondeu à pergunta complicada que Lhe havia sido feita – “É certo pagar imposto a César ou não?” (v. 22, NVI) – com a famosa frase: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

E é aqui que a leitura nas entrelinhas se torna essencial, porque a frase de Jesus pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes. Mas, em seu contexto, ela parece indicar que a atitude correta não é apenas dizer as palavras certas, mas também ter as intenções certas. Os espiões haviam tentado adular Jesus, escondendo sua maldade por trás de expressões de apreço. Mas Jesus não Se deixou iludir. Ele sabia que o respeito é algo que deve ser dado a todos, independentemente de quem sejam. E isso inclui César, assim como Deus.

De fato, a falta de respeito é um problema que afeta não apenas indivíduos, mas também instituições. Frases irônicas e sarcásticas podem parecer engraçadas ou inteligentes, mas, na verdade, elas criam um ambiente de instabilidade e desconfiança. Por isso, Cristo nos incentiva a buscar a assertividade em nossas palavras e intenções. Afinal, só assim poderemos criar um ambiente de respeito mútuo e diálogo franco.

E é por isso que, ao final deste texto, quero lhe pedir uma coisa: que você leve consigo esta mensagem de respeito e assertividade. Não é fácil, eu sei. Às vezes é tentador ceder ao impulso de ser irônico ou sarcástico. Mas lembre-se de que suas palavras têm poder. E, mais do que isso, lembre-se de que o respeito é algo que deve ser manifestado a cada ser humano, pois fomos todos criados pelo mesmo Deus.

Que você seja sempre assertivo em suas palavras e intenções, e que elas possam ser uma fonte de inspiração e bênçãos para todos ao seu redor.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/nas-entrelinhas/

Nenhum comentário:

“Vim, vi e venci”

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 28 de novembro “ Vim, vi e venci” Falei essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. No mun...