terça-feira, 15 de outubro de 2024

João 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 9 – Os judeus de João 8 interpretavam as Escrituras conforme Suas necessidades e desejos imediatos – queriam libertação política e material. Eles liam a Palavra de Deus com filtro que focava seus problemas terrenos, perdendo de vista o aspecto espiritual e eterno do plano divino.

Essa tendência humana de ajustar a Palavra de Deus às próprias expectativas é perigosa porque leva à cegueira espiritual. Ao buscar um Messias que Se ajustasse às Suas agendas, os líderes religiosos não conseguiram ver a realidade maior que Deus fazia através de Cristo.

• Eles estavam tão focados na libertação política de Israel que falharam em perceber a libertação do pecado e da morte eterna que Jesus oferecia.

O ponto culminante acontecera em João 8:58, quando Jesus havia declarado: “Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” Ao fazer tal afirmação, Jesus Se identifica diretamente com o Deus de Êxodo 3:14, quando Deus Se revela a Moisés. Essa declaração não apenas revela a eternidade de Cristo, mas também Sua divindade.

Essa declaração deveria ter sido recebida com reverência e aceitação, mas, ao invés disso, os judeus tentaram apedrejá-lO (João 8:59). Em sua cegueira, provocada pelas expectativas distorcidas, eles rejeitaram a maior revelação de Deus.

Querendo ajudá-los, Jesus cura um cego de nascença (João 9:1-12) para ilustrar a cegueira espiritual (João 9:35-41); entretanto, os judeus se mostram desnorteados (João 9:13-34).

• Como pecadores, é fácil cair na armadilha de moldar a Palavra de Deus e a visão de Jesus de acordo com nossas próprias necessidades e desejos.

• Muitas vezes, esperamos que Deus aja de maneira que atenda nossos interesses imediatos, como solucionar problemas financeiros, restaurar relacionamentos ou oferecer conforto momentâneo. No entanto, Deus nos chama a olhar além das necessidades temporais e a buscar o cumprimento espiritual e eterno que só Cristo pode trazer.

• As acusações de quem não está convertido são absurdas, baseadas em conceitos equivocados e resultam em conclusões falsas. As doutrinas bíblicas são distorcidas, as revelações divinas são corrompidas e as práticas religiosas não passam de hipocrisia (João 9:13-16).

O Criador, que fizera o ser humano do pó da terra, usou barro na frente dos incrédulos e restaurou o cego à vista, mas eles não conseguiram ver nada além de seus preconceitos!

E nós, o que enxergamos? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O melhor investimento

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 16 de outubro O melhor investimento Vocês receberam de graça; portanto, deem de graça. Mateus 1...