sábado, 12 de outubro de 2024

João 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 6 – Jesus “veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam” (João 1:11). Esse versículo introduz um tema central no evangelho joanino: A rejeição de Jesus por parte de muitos, apesar de Ele ser o Messias prometido.

A rejeição a Jesus não era apenas uma recusa pessoal, era também teológica, pois muitos não entenderam que Ele era o Verbo de Deus encarnado, a Luz do Mundo (João 1:1-6). A rejeição descrita por João vai além dos judeus, envolve o mundo todo (João 1:10). Esse tema de aceitação e rejeição se desenvolve ao longo de todo o Evangelho, e João 6 é um claro exemplo disso.

João 6 relata vários eventos importantes: A multiplicação dos pães e peixes (vs. 1-15), Jesus caminha sobre as águas (vs. 16-24), e o extenso discurso sobre o “Pão da Vida” (vs. 25-59). Todos esses episódios revelam a divindade de Jesus e reforçam Sua missão como Aquele que traz vida eterna; contudo, infelizmente, muitos discípulos O abandonam (vs. 60-70).

• Jesus realiza o milagre da multiplicação de alimentos para alimentar uma grande multidão, ecoando assim o cuidado de Deus no Antigo Testamento com o maná no deserto. A multidão, no entanto, vê esse milagre superficialmente, desejando fazer de Jesus um líder político (João 6:15), porque associaram a multiplicação de alimentos a uma solução imediata para suas necessidades terrenas. Eles não compreenderam a natureza espiritual da missão de Jesus, o que se conecta a João 1:11, “os Seus não O receberam”. Ou seja, a multidão presencia o milagre, mas não entende a profundidade do que Jesus oferece – então, O rejeita.

• Jesus revela-Se como o verdadeiro sustento (João 6:35), mais importante que qualquer alimento físico. Sua missão é dar vida eterna, a qual vida é oferecida àqueles que creem nEle. Entretanto, tal declaração causou grande escândalo entre muitos que, inclusive se ofenderam quando Jesus falou sobre “comer Sua carne e beber Seu sangue” (João 6:53-56) – uma expressão simbólica sobre a necessidade de aceitar plenamente Sua morte e sacrifício.

No final do capítulo houve uma divisão entre aqueles que abandonaram Jesus e aqueles que permaneceram fiéis, confirmando que: “aos que O receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O melhor investimento

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 16 de outubro O melhor investimento Vocês receberam de graça; portanto, deem de graça. Mateus 1...