quinta-feira, 10 de outubro de 2024

João 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 4 – Os sinais em João têm intenção clara: Levar à fé em Jesus como o Filho de Deus, para que, ao crer, as pessoas tenham vida em Seu nome (João 20:31). Jesus realizou isso com duas pessoas em João 4:

• A mulher samaritana (vs. 1-42).
• O oficial do rei (vs. 43-54).

João 4:54 faz referência a dois milagres específicos que Jesus realizou em Caná da Galileia. O primeiro foi a transformação da água em vinho nas bodas de Caná (João 4:46); o segundo, é a cura do filho de um oficial do rei.

Este milagre revela muito sobre o propósito teológico dos sinais de Jesus no Evangelho de João. Antes do milagre, o oficial veio a Jesus pedindo a cura de seu filho moribundo. Jesus inicialmente responde com uma declaração sobre a falta de fé daqueles que apenas creem mediante sinais visíveis (João 4:48). Mesmo assim, o oficial insiste, demonstrando fé ao confiar na Palavra de Jesus quando Ele diz que seu filho seria curado – sem exigir que Jesus fosse de imediato até o menino.

• Os “sinais” em João são mais que meros milagres: Eles têm propósito revelador. João organiza seu evangelho em torno de sete sinais principais, cada um demonstrando uma dimensão específica da identidade messiânica de Jesus e Sua missão salvadora. O termo grego usado para “sinal” é σημεῖον (semeion), que carrega a ideia de algo que aponta para uma realidade maior: Uma revelação divina.

• A cura do filho do oficial destaca um ponto central no ministério de Cristo: A importância da fé que confia na Palavra de Deus, sem exigir provas visíveis imediatas. Isso está evidente na narrativa da mulher samaritana e seus conterrâneos e, na cura do filho do oficial sem que Jesus estivesse presente. O oficial crê na palavra de Jesus antes de confirmar o milagre – essa confiança é recompensada. Esse é um exemplo de fé genuína, contrastada com aqueles que apenas acreditam quando veem sinais (João 4:48).

O segundo sinal, como o primeiro, revela progressivamente Quem É Jesus. Ao curar o filho do oficial à distância, Jesus demonstra Seu poder soberano, que não é limitado pela geografia ou pela presença física. Ele é Senhor da vida e da morte; Jesus possui autoridade sobre todas as coisas!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O melhor investimento

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 16 de outubro O melhor investimento Vocês receberam de graça; portanto, deem de graça. Mateus 1...