quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Heureca!

DEVOCIONAL DIÁRIO - VISLUMBRES DA ETERNIDADE

23 de outubro

      Heureca!

   O Senhor detesta balanças desonestas, mas o peso justo é o Seu prazer. Provérbios 11:1


   No 2° século a.C., em Siracusa, reinava Hierão II, um monarca ambicioso e ávido por ostentar a coroa mais preciosa. Para tanto, ele contratou um ourives a fim de que fosse feita uma coroa de ouro puro. Contudo, Hierão nutria certas suspeitas sobre a autenticidade da peça e recorreu a um parente seu, Arquimedes, conhecido por ser um grande intelectual, para averiguar a qualidade do objeto.

   Arquimedes encontrou-se em uma situação delicada, uma vez que não podia arranhar a coroa, muito menos danificá-la, mas precisava investigar seu conteúdo interno. Ela teria sido feita de ouro puro? Estaria misturada com algum outro metal? Como descobrir isso?

   A solução surgiu na mente do sábio em um momento inesperado. Ele se dirigiu a uma banheira pública a fim de relaxar um pouco e, ao entrar na água, notou que seu volume deslocava uma quantidade igual de água. Heureca! Ele havia encontrado a resposta para o problema. Sabia como averiguar se o ourives havia enganado o rei ou não. Infelizmente, a descoberta acabou custando a vida do ourives e deixou Arquimedes famoso para sempre.

   Muitos pensam que ser esperto, enganar os outros e se aproveitar de situações é uma virtude. Não poderiam estar mais equivocados. A falsidade não tem pernas longas e, cedo ou tarde, é descoberta. No curto prazo, pode parecer que a fraude rende frutos, mas em longo prazo, tudo se torna um grande equívoco. E, em um prazo eterno, tudo é perdido.

   Não há desculpas que justifiquem a realização de atos malfeitos. Esse não é o comportamento de um cristão genuíno. Deus aprecia as coisas bem-feitas e a justiça se manifesta nos pequenos detalhes: a integridade em um exame, o trabalho realizado com consciência, o pagamento justo, o compromisso com a palavra e a honestidade como lema de vida.

   As fraudes, as trapaças e a presunção dos espertos que habitam a zona cinzenta da moralidade são repugnantes ao cristão. Deus espera que você seja autêntico, verdadeiro e puro. Seja um cristão genuíno, e quando as pessoas o conhecerem não terão outra opção senão dizer: “Heureca! Encontramos alguém de valor!” 

Nenhum comentário:

Heureca!

DEVOCIONAL DIÁRIO - VISLUMBRES DA ETERNIDADE 23 de outubro       Heureca!    O Senhor detesta balanças desonestas, mas o peso justo é o Seu ...