domingo, 27 de outubro de 2024

Daltonismo espiritual

 Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade

27 de outubro

Daltonismo espiritual

Quando a nuvem se afastou de sobre a tenda, eis que Miriã estava leprosa, branca como a neve. Arão olhou para Miriã, e eis que ela estava coberta de lepra. Números 12:10


O daltonismo, essa rara condição na qual as cores perdem sua vivacidade, é uma enfermidade que afeta o corpo, mas que acaba por se refletir também na vida social. Existem muitas pessoas que só conseguem enxergar o mundo em tons de branco, amarelo, vermelho e preto. Miriã, irmã de Moisés, parece ter sofrido de uma espécie de “daltonismo espiritual”, pois enxergava a realidade de forma alterada.

Talvez por ter tido um irmão que viveu por tanto tempo na corte do faraó, ela não gostou nem um pouco quando aquele de quem tinha cuidado quando bebê se casou com uma mulher de cor mais escura que a sua. E em vez de administrar seus preconceitos, decidiu espalhá-los, comentando com outras pessoas e difundindo um descontentamento que logo contaminou todo o arraial.

Porém, Deus interveio. E talvez tenha sido porque Miriã se sentia superior por sua pele mais clara que o Senhor decidiu dar-lhe uma lição. Ele a deixou branquíssima, pois a afligiu com lepra. Foi uma lição amarga, sem dúvida, mas também necessária. Miriã então aprendeu que Deus não Se importa com a cor de nossa pele ou de nossos olhos. Ele gosta de todas as cores do espectro cromático – do branco mais alvo ao preto mais intenso.

Angélica Dass é uma fotógrafa brasileira que sabe disso melhor do que ninguém. Ela nasceu em uma família em que as cores eram abundantes e belas, e em que ninguém se preocupava com a tonalidade de sua pele. Seu projeto fotográfico, intitulado Humanae, é um tributo à beleza e diversidade humana. Por meio de seus retratos, ela celebra a riqueza de cada cor, desde o chocolate escuro ao bege panqueca, e mostra que não há nada mais belo do que a variedade e a criatividade de Deus.

Miriã aprendeu a lição e foi curada. Mas há muita gente que continua contaminada pelo preconceito. Devemos aprender de uma vez por todas que a criação e a redenção nivelam todos nós. Não há acepção de pessoas. Diante de Deus, somos todos iguais. Etnia e condição econômica ou social não nos definem aos olhos do Céu.

Como você tem tratado aqueles que vivem ao seu redor? Ore para que Deus remova totalmente o preconceito de seu coração.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/daltonismo-espiritual/

Nenhum comentário:

Cardiomegalia

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 25 de novembro Cardiomegalia Ao ver isso, você ficará radiante de alegria; o seu coração bate...