Devocional Diário
Vislumbres da eternidade9 de outubro
“Aqueles que Me honram”
Honrarei aqueles que Me honram, porém desprezarei os que Me desprezam. 1 Samuel 2:30
Orígenes de Alexandria, um pai da igreja muito influente entre o 2o e o 3o século d.C., acreditava que, no fim dos tempos, todas as pessoas seriam salvas porque Deus é bom demais para permitir que alguém se perca. Essa maneira de pensar é conhecida como “universalismo”, mas ela é um erro, pois essa crença não considera a liberdade das pessoas para decidir se desejam ou não serem fiéis a Deus. Além disso, como alguém ímpio poderia viver para sempre em um lugar sem pecado? Estar eternamente com Deus seria um verdadeiro “inferno” para uma pessoa que O odeia.
Deus é bom, mas também é justo. Ele nos ama muito, mas não deixa de ser Deus. E Ele deseja que esse conceito esteja claro para nós. Ele merece o respeito que Sua natureza Lhe confere, da mesma maneira que nós merecemos o respeito que corresponde à nossa condição. Nós desejamos ser respeitados porque encontramos nessa atitude uma relação natural. Deus deseja que O respeitemos porque precisamos dessa atitude para compreender como as coisas e como o Universo funcionam.
O texto de Ezequiel 18:24 é um exemplo que deveria nos fazer refletir. Ele nos diz que, se o justo se desviar de sua justiça e fizer maldade, ele morrerá em sua transgressão. Isso não é brincadeira. Deus não leva na brincadeira que brinquemos com as coisas sagradas.
Quando éramos crianças, tentávamos nos desculpar quando fazíamos algo errado. Mas minha mãe sempre dizia que não havia nenhum “mas” que valesse. Não há desculpa que justifique o pecado. Se houvesse, não seria pecado. Ezequiel nos mostra que, mesmo que façamos tudo o que é bom, isso não valerá nada se um dia nos afastarmos do caminho certo. Isso não é tanto pelo que fazemos ou deixamos de fazer, mas porque, ao deixarmos de respeitar a Deus, saímos do espaço de proteção Dele.
Não nos deixemos enganar. Deus é o ser mais bondoso do Universo, mas Ele é Deus. Merece muito respeito. É essencial entender que nossa conduta tem consequências. Deus nos ama incondicionalmente, mas segui-Lo ou não é escolha nossa. E se escolhemos nos afastar Dele, devemos estar cientes das implicações. Por isso, respeite a Deus e Sua vontade, pois honrá-Lo é para nosso próprio bem.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/aqueles-que-me-honram/
Nenhum comentário:
Postar um comentário