quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Saudade da Tua presença

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
26 de setembro

Saudade da Tua presença

Um dia nos Teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus a permanecer nas tendas da perversidade. Salmo 84:10


É maravilhoso como os Salmos conseguem captar as emoções humanas mais profundas e transformá-las em poesia. Entre tantos salmos, alguns tocam mais a alma, como aqueles escritos por Asafe. O modo como ele se expressa oferece respostas a questões existenciais, um bálsamo para o coração angustiado. Mas há um estilo de salmo que desperta em mim uma predileção especial: o estilo gittit, ou seja, da cidade de Gate, um povoado filisteu onde Davi se refugiou em um momento de fraqueza espiritual. É nesse estilo que encontramos salmos que expressam a saudade do divino, como o Salmo 84.

Esse poema é uma canção de amor pelo templo de Deus. O salmista anseia por estar na casa do Senhor e descreve a felicidade que sente ao estar lá. Ele vê os pássaros que vivem ao redor do templo e inveja a sorte deles por estarem tão perto de Deus. O poeta descreve sua jornada para o templo como uma fonte de força e alegria, e acredita que aqueles que confiam em Deus são abençoados. Ele conclui o salmo declarando que nada é melhor do que estar na presença do Eterno, porque é melhor um só dia na casa de Deus do que mil em outras atividades.

A experiência de estar na presença de Deus em Sua casa é maravilhosa. Mas será que os crentes de hoje em dia ainda apreciam com tanta intensidade estar nos átrios do Senhor? Será que ainda sentimos saudades da casa de Deus? Será que valorizamos o encontro com o Criador acima de todas as outras atividades? A resposta nem sempre é positiva.

Muitas vezes, as experiências negativas na igreja nos fazem associá-la a um ambiente de conflito e desarmonia. Contudo, não precisamos aceitar essa realidade. Devemos dar mais protagonismo ao Dono da casa, deixá-Lo nos atender e, com um pouco de humildade, facilitar a volta dos pardais e das andorinhas. Porque, no final das contas, um dia na casa de Deus vale muito mais do que muitos em outros lugares.

Que a poesia dos Salmos continue a inspirar você a buscar o que é divino, celestial e eterno, bem como a valorizar o encontro com o Senhor a cada dia. Que possamos todos sentir saudade da presença do Pai e a ela retornar com alegria e gratidão no coração.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/saudade-da-tua-presenca/

Nenhum comentário:

Entrada triunfal

Devocional Diário Vislumbres da eternidade 28 de setembro Entrada triunfal E as multidões, tanto as que iam adiante Dele como as que O segui...