Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Marcos 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
MARCOS 7 – Aqui encontramos Jesus confrontando tradições religiosas vazias e a hipocrisia, buscando uma fé autêntica e transformadora.
1. Note que o Mestre confronta a rigidez das tradições religiosas dos fariseus, enfatizando a importância da Torá sobre as interpretações humanas (Marcos 7:1-13).
2. Observe o Mestre desafiando a noção de pureza baseada em práticas externas, como a lavagem das mãos, e destaca a importância da pureza interior, do coração (Marcos 7:14-23).
3. Perceba que diante da oposição dos fariseus, Jesus demonstrou compaixão pelos necessitados, curando uma mulher siro-fenícia e um homem surdo com gagueira (Marcos 7:24-37).
Os hipócritas valorizam mais o que pensam/creem (tradições) pautando-se na aparência e status, do que na verdadeira submissão e devoção a Deus e a Sua revelação. Deste modo, Marcos 7 convida-nos a refletir sobre a importância de uma fé autêntica, baseada inteiramente na Bíblia e na compaixão, em contraste com uma religiosidade superficial e hipócrita. Reflita nestes itens:
• Assim como Jesus confrontou os fariseus que tornavam a Lei de Deus uma tradição humana, o crente desvirtuado precisa voltar-se para a Bíblia como a única regra de fé e prática, a exclusiva fonte de verdade e autoridade. A Palavra de Deus tem o poder de renovar a mente e o coração do indivíduo humilde, submisso e sincero.
• As tradições religiosas, por si só, não garantem um relacionamento genuíno com Deus. O crente morno (Apocalipse 3:14-22) precisa livrar-se de práticas religiosas vazias sem fundamento bíblico, e buscar uma fé sincera e transformadora.
• Jesus enfatizou a importância da pureza do coração; diante disso, todo cristão precisa buscar a santificação contínua, permitindo que o Espírito Santo, que inspirou as Sagradas Escrituras, transforme a sua vida interior completamente.
• A compaixão de Jesus era evidente em todas as Suas ações. O crente relapso deve buscar servir aos outros com amor e compaixão, especialmente àqueles que estão à margem da sociedade.
• A reprovação da hipocrisia dos fariseus é um alerta divino aos crentes de todas as épocas: É preciso ter cuidado para não aparentar uma fé que não existe de fato.
• A fé dos que levaram o homem surdo a Jesus resultou em cura, mostrando que todo crente genuíno crê no poder transformador de Deus, e busca levar outros a Sua presença restauradora.
Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário