sábado, 21 de setembro de 2024

Lucas 9 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Lucas 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


LUCAS 9 – A Bíblia é um guia de vida, um manual de instrução ao cristão. Seu propósito é conduzir-nos à maturidade como discípulo do Mestre Salvador.

Em Lucas 9 encontramos um programa de discipulado que pode ser estruturado em etapas que cada pessoa deve seguir para crescer em sua jornada espiritual. Cada passo é fundamentado nos ensinamentos de Cristo e busca promover um entendimento prático e aplicável aos dias atuais:

• Passo 1: Respondendo ao chamado de Cristo: Jesus chama discípulos e os envia para pregar o Reino de Deus; hoje, precisamos reconhecer e aceitar o chamado de Jesus (Lucas 9:1-2).

• Passo 2: Dependência total de Deus: A instrução de Cristo aos discípulos de não levarem nada na jornada, ensina a necessidade de dependerem tudo de Deus. Desenvolver confiança inabalável em Deus para prover todas as coisas é essencial para a maturidade espiritual (Lucas 9:3-4).

• Passo 3: Proclamação do Reino e serviço: Seguir a Jesus implica promover e proclamar Seu reino em nossa esfera de influência. É imprescindível ao discípulo atualmente atuar ativamente na missão cristã, seja evangelizando, servindo a igreja, ou ajudando aos necessitados – refletindo o amor de Cristo através de ações concretas (Lucas 9:5-17).

• Passo 4: Intimidade com Deus: Jesus Se retira com os discípulos para um lugar tranquilo, para mostrar que a intimidade com Deus é essencial para um discípulo (Lucas 9:18)

• Passo 5: Compreender a identidade de Jesus: Jesus pergunta aos discípulos quem Ele é, levando-os a uma revelação profunda de Sua identidade. Atualmente, estudar e entender a natureza e a obra de Jesus é tão importante quanto foi antigamente. Precisamos desenvolver uma convicção pessoal de quem Cristo é, fundamentando a fé na revelação bíblica (Lucas 9:18-22).

• Passo 6: Tomar a cruz: Jesus instrui Seus discípulos sobre a necessidade de negar a si mesmo e tomar a cruz diariamente. Isso requer prática da autonegação, colocando os interesses do Reino Divino acima dos interesses pessoais; significa dispor-se a sofrer por Cristo, ciente que a verdadeira vida é encontrada na entrega a Deus (Lucas 9:23-56).

• Passo 7: Priorizar o Reino de Deus: Para o discípulo de Cristo, o reino de Deus precisa estar acima de todas as outras preocupações; significa deixar para trás qualquer coisa que impeça segui-lO plenamente (Lucas 9:57-62).

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Golaço

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 10 de novembro Golaço O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o ...