quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Lucas 7 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Lucas 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


LUCAS 7 – Jesus, como Lucas nos mostra, não é meramente um simples curador miraculoso ou um grande mestre; Ele é Aquele que oferece a verdadeira vida e esperança que tanto ansiamos. Sua mensagem e ministério ainda ressoam hoje, chamando-nos a confiar nEle, a construir nossa vida sobre Sua Palavra e a compartilhar esperança com todos, assim como Lucas fez com Teófilo.

Jesus é mais que profeta; Ele é Deus encarnado (Lucas 1:26-38); contudo, como humano, Jesus cresceu em sabedoria e estatura, passando pelos processos normais de desenvolvimento, mas sem pecado (Lucas 2:40, 52).

No Cântico de Zacarias (Lucas 1:68-79), Jesus é considerado a luz “para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte”. E, no Cântico de Simeão (Lucas 2:29-32), é identificado como a “luz para a revelação aos gentios e para a glória de Israel”, mostrando que desde o início, Sua obra é universal, abrangendo judeus e gentios.

Lucas traçou a linhagem de Jesus até Adão, ligando-O à humanidade inteira; porém, no episódio de Seu batismo destaca-se que Ele é o Filho amado de Deus, O representante de Adão – identificado como filho de Deus (Lucas 3:21-37). Jesus invadiu o mundo tomado por Satanás para libertar ao pecador das mãos do usurpador – isso notamos no deserto da tentação, em Seu ministério público e em Seus ensinamentos (Lucas 4:1-6:49).

• Ricos ou pobres, judeus ou gentios, gente culta ou simples, todos precisam do ministério de Cristo; e Cristo está disponível a todos. Tanto ao Centurião e seu servo doente – gentios (Lucas 7:1-10), quanto à viúva e seu filho morto – judeus (Lucas 7:11-17).

• Apesar disso, os religiosos judeus rejeitaram a Jesus. a rejeição dos líderes judaicos não significa que Jesus não seja Quem de fato era; o problema, é que os críticos nunca estão satisfeitos: “Pois veio João Batista, que jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: ‘Ele tem demônio’. Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores’” (Lucas 7:18-35).

• Embora certos líderes religiosos não valorizaram a Jesus como deveriam – exemplificado por Simão, uma pecadora derramou lágrimas e perfume sobre Seus pés, reconhecendo Quem de fato Ele É (Lucas 7:36-50).

Qual será nossa reação a Jesus? Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Voltando para casa

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de setembro Voltando para casa O que vocês farão no dia da solenidade e no dia da festa do S...