Devocional Diário
Vislumbres da eternidade15 de setembro
Celebrações
O Senhor, o Deus de vocês, os abençoará em todas as suas colheitas e em tudo o que vocês fizerem, e por isso vocês certamente poderão se alegrar. Deuteronômio 16:15
No último semestre de cada ano, é comum a publicação do tão esperado calendário de trabalho do ano seguinte. No entanto, embora receba o nome de “calendário de trabalho”, não passa de um calendário de feriados. De fato, os feriados são o que mais chama a atenção das pessoas, e é difícil ignorar as curiosidades que existem em torno de cada um deles. Os países com mais feriados no mundo são a Índia e a Colômbia, com incríveis 18 dias. O Japão e a Coreia do Sul vêm logo em seguida com 16 feriados, enquanto Argentina e Chile têm 15 dias e a Espanha, 14. Entre os feriados mais curiosos está o “Dia dos Adultos” no Japão, que celebra os jovens que completaram 20 anos, e, na Austrália, o arremesso de atuns é uma das atividades favoritas durante o dia nacional.
Contudo, no calendário divino dado ao povo hebreu, havia sete festas solenes que totalizavam cerca de 20 feriados. Deus quer que as pessoas se deleitem juntas e se reúnam com alegria. Ele próprio inventou a ideia de descansar das preocupações materiais uma sétima parte do tempo, assim como nos anos sabáticos e jubileus, além das festas. A palavra em hebraico que se refere a esses eventos é chag, que soa como uma gargalhada. Os hebreus celebravam com muita alegria a festa da independência deles do Egito, conhecida como Páscoa e Pães Asmos, quando Jeová, o Libertador, os tirou da escravidão. Eles também celebravam a Festa das Primeiras Colheitas, em gratidão a Deus pelos frutos do campo, além de sua especial “Festa de Ação de Graças”, na qual os israelitas acampavam para celebrá-la, reconheciam que haviam se comportado mal e se arrependiam.
Observando o calendário divino, notamos a importância de celebrar o Senhor em nossa vida diária. Em vez de nos concentrarmos apenas nos dias de folga, devemos lembrar que Deus deseja que vivamos em alegria e constante louvor. O descanso é fundamental para que possamos lidar com nossas preocupações materiais e emocionais, mas a adoração é primordial. Enfim, devemos celebrar mais o tempo com Deus e com os nossos irmãos em Cristo, para que possamos viver com mais plenitude e gratidão.
Você tem celebrado as coisas boas da vida na presença do Senhor?
https://mais.cpb.com.br/meditacao/celebracoes/
●●●
Nenhum comentário:
Postar um comentário