sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Cameo divino

 Devocional Diário 

Vislumbres da eternidade 

19 de setembro 

Cameo divino

Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo. Gênesis 14:18

A prática de alguém famoso aparecer em uma cena de filme sem mérito aparente se denomina “cameo”. São muitos – e cada vez mais frequentes – os cameos nos meios de comunicação. Mas por que isso é relevante? Porque a presença de uma celebridade em um filme significa que alguém na produção é importante o suficiente para atrair sua atenção. E o cameo mais significativo da história é o do Deus altíssimo Se tornando ser humano – uma espécie insignificante para a imensa notoriedade que recebeu na Pessoa de Cristo. Jesus abandonou Seu status anterior à encarnação para estar entre nós e nos mostrar que somos importantes para Deus. 

Na história de Abraão, semelhantemente, a aparição de Melquisedeque é um cameo autêntico. Pouco se sabe sobre esse personagem, mas é claro que ele era uma pessoa solene e ilustre. Era um sacerdote do Deus altíssimo, de uma ordem muito anterior à ordem levítica, e rei de Salém, que significa paz. Sua relevância era tamanha que Abraão lhe entregou o dízimo do despojo obtido em uma batalha. O diálogo de Melquisedeque é breve, mas faz constante referência ao Deus criador dos céus e da terra. Ele sabia onde estava a fonte do verdadeiro sucesso e quem era a verdadeira celebridade. 

Jesus é representado por Melquisedeque, porque, assim como Ele, Melquisedeque sabia que a verdadeira grandeza vem de Deus. Cristo Se tornou homem para mostrar que somos importantes para o Eterno e que Ele está sempre conosco. A Carta aos Hebreus diz que Jesus era santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos Céus. Ele Se dedicou especificamente a nós e manteve Sua pureza e fidelidade aos princípios que regem o Universo. Sua posição acima dos céus é inigualável. 

O cameo de Jesus na história humana é muito mais do que uma aparição momentânea. Ele continua a interceder por nós como Sumo Sacerdote porque ama a humanidade. Cristo mostrou que somos importantes para Deus e que Ele está sempre conosco. O grande conflito entre as forças do bem e do mal continua, mas já sabemos quem será o grande vencedor no fim dessa saga milenar. Entregue agora sua vida ao Protagonista da história, pois o final será feliz. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/cameo-divino/

●●●

Nenhum comentário:

Ho’oponopono

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 21 de setembro Ho’oponopono Porque está escrito: “Sejam santos, porque Eu sou santo.” 1 Pedro 1...