terça-feira, 6 de agosto de 2024

Navegação segura

 Devocional Diário 

Vislumbres da eternidade 

6 de agosto

https://mais.cpb.com.br/meditacao/navegacao-segura/

Navegação segura

Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo. Gálatas 6:2

Anos atrás, meu cunhado e eu tivemos que tirar a carteira de habilitação náutica para poder conduzir alguns tipos de embarcação nos acampamentos de verão. Foi uma experiência nova descobrir o mundo da navegação marítima e fluvial. Lembro-me de como estudávamos as leis, as medidas dos barcos, os tipos de motor e de âncora, as comunicações sonoras e visuais, e até os nós e as amarras que sujeitam as diferentes partes de uma embarcação. Fomos aprovados e passamos a exercitar nossa nova capacidade de navegar. As primeiras práticas foram em uma represa localizada no centro da Espanha, numa área recreativa da igreja. Foi ali que descobrimos uma regra básica da navegação que não constava em nossos manuais: a importância da distribuição da carga. Se as crianças que entravam no barco resolviam ficar no mesmo lado da embarcação, as coisas iam mal, pois não podíamos controlar as curvas de maneira estável. Se todos ficavam na parte de trás, isso era um perigo, pois alguém podia cair bem perto do motor da lancha. Não demorou para aprendermos que era preciso equilibrar a carga e evitar o excesso de peso.

O texto bíblico que lemos revela a dimensão espiritual disso. O termo grego que ele emprega para “carga” tem relação com as mercadorias que os barcos levavam. Desde os egípcios, que inventaram o transporte fluvial até os romanos, passando pelos enormes gaulos fenícios, todos tinham um grande respeito pela distribuição das cargas. Era preciso equilibrar os pesos se não quisessem que o barco inclinasse e virasse. Essa era uma regra importante que devia ser levada em consideração. Paulo a chama de “a lei de Cristo”.

A igreja funciona da mesma forma. Todos temos um peso. Às vezes, esse peso se torna um empecilho para a comunidade, mas deveria ser um meio de equilibrar a embarcação. Para facilitar as coisas, é plano de Deus que levemos as cargas uns dos outros, apoiando-nos mutuamente com amor e empatia, pois só assim seguiremos em frente. Todos somos necessários no navio do Senhor. E, nas tormentas, podemos ter a certeza de que nosso grande Piloto está ao leme e que, ao fim, chegaremos em paz ao porto seguro. Você almeja chegar lá? 

●●●

Nenhum comentário:

Ho’oponopono

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 21 de setembro Ho’oponopono Porque está escrito: “Sejam santos, porque Eu sou santo.” 1 Pedro 1...