domingo, 11 de agosto de 2024

Mateus 12 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Mateus 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


MATEUS 12 – Tendo como propósito revelar Jesus à mentalidade judaica, Mateus O apresenta enfrentando várias críticas e acusações dos líderes religiosos e fariseus.

• Os fariseus acusaram Jesus e Seus discípulos de transgredirem o sábado. Contudo, Jesus nunca aceitou tal constatação infundada; Ele refuta com argumentos solidamente bíblicos, explicando Suas ações e as ações de Seus discípulos, posicionando-Se como Senhor do sábado, afirmando Sua autoridade divina e real como Legislador. Ele também provou Ser o Criador restaurando a mão atrofiada de um indivíduo ali presente (Mateus 12:1-14).

• Os líderes religiosos acusaram Jesus de usar poder demoníaco (Mateus 12:22-32). Jesus nunca aceitou tal afirmação falsa. Ele afirmou expulsar demônios pelo poder do Espírito de Deus, não pelo poder do Diabo, evidenciando a chegada do Reino de Deus. Diante disso, Cristo alerta sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo, que não será perdoada, sublinhando a gravidade de atribuir as obras do Espírito a Satanás.

• Alguns escribas e fariseus pediram um sinal milagroso para que Jesus provasse Sua autoridade (Mateus 12:38-42). Mas, Jesus chama essa geração má e adúltera por buscar um sinal e declara que o único sinal dado seria do profeta Jonas. Ele estava comparando Sua futura morte e ressurreição com os três dias e três noites de Jonas no ventre do grande peixe. Jesus menciona os ninivitas que se arrependeram com a pregação de Jonas e a rainha do sul que foi ouvir a sabedoria do Rei Salomão, afirmando que Um maior do que Jonas e Salomão estava ali, condenando a incredulidade deles.

Jesus não perde tempo com os críticos. Ele afastou-Se deles em Mateus 12:15 indo atender àqueles que lhe abriam o coração e O deixavam restaurar integralmente. Seu ministério não seria de rebelião, revolta e alvoroço, mas tranquilo (Mateus 12:15-21).

Jesus revela a estupidez humana ao condenar e acusar. Desta forma, os acusadores que pensam estarem condenando, é que serão condenados (Mateus 12:33-36).

Aqueles que realmente fazem a vontade de Deus Pai, tornam-se familiares de Jesus (Mateus 12:46-50). Ser membro da família celestial significa ser adotado por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Mais uma vez notamos a Trindade envolvida na restauração da humanidade.

Cuidemos para que nossos conceitos e preconceitos não nos atrapalhem de pertencer à família de Jesus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Descanse em paz

Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 26  de dezembro Descanse em paz Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito do...