Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Mateus 11Comentário: Pr. Heber Toth Armí
MATEUS 11 – Este capítulo abrange uma série de eventos e ensinos de Jesus que refletem profundamente o escopo teológico de todo o livro de Mateus; podendo ser dividido em quatro seções principais:
• A dúvida de João Batista sanada por Jesus (Mateus 11:1-6). A resposta de Jesus a João, preso por Herodes, é uma referência às profecias de Isaías (Isaías 35:5-6; 61:1) demonstrando estar cumprindo as profecias messiânicas. Mateus vem dando ênfase em Jesus cumprindo as profecias messiânicas do Antigo Testamento (Mateus 1:22-23; 2:15, 17, 23).
• Elogio a João Batista (Mateus 11:7-19). Jesus elogia João como o maior dos profetas, mas também afirma que o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Mateus frequentemente destaca a grandeza do Reino dos Céus (Mateus 5:1-7:28) e um novo tempo inaugurado por Jesus (Mateus 9:14-17).
• Condenação à incredulidade (Mateus 11:20-24). Nesta seção, Jesus denuncia as cidades que testemunharam Seus milagres, sem se arrependeram. Ele enfatiza a responsabilidade daqueles que recebem a revelação divina. A condenação de Corazim, Betsaida e Cafarnaum reflete a severidade do julgamento para aqueles que resistem ao evangelho, rejeitando o Messias (Mateus 10:15; 25:31-46).
• O convite de Cristo ao descanso (Mateus 11:25-30). Jesus oferece um convite ao descanso e à paz a todos os cansados e sobrecarregados que estão buscando sentido para a vida. Este convite ecoa a promessa de salvação e descanso graciosos encontrados em toda a Bíblia (Isaías 55:1-5; Jeremias 31:25). O “jugo” de Jesus, em contraste com o legalismo pesado dos fariseus (Mateus 23:4), é leve e fácil, indicando a graça e misericórdia inerentes ao Seu chamado.
Consideremos Mateus 11:14. Jesus menciona a vinda de Elias, cujo relato encontramos nos livros de Reis; o evento mais notável de seu ministério foi o confronto no Monte Carmelo, onde Deus respondeu com fogo, num sacrifício provando ser o Deus verdadeiro (I Reis 18:20-39).
Elias foi arrebatado vivo para o Céu (II Reis 2:11). Porém, no Novo Testamento, João Batista veio “no espírito e poder de Elias” (Lucas 1:17) revelando a verdade em meio ao sincretismo religioso.
Escatologicamente, Elias seria enviado “antes do grande e temível dia do Senhor” (Malaquias 4:5-6) para preparar uma sociedade sincrética para o segundo advento de Cristo.
Deus nos quer preparados para o advento de Cristo: Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário