quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Marcos 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Marcos 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


MARCOS 2 – Embora Jesus fosse o Filho de Deus (Marcos 1:1), apontado pelas profecias divinamente reveladas aos profetas (Marcos 1:2-3, 15) e por Suas obras divinamente poderosas (Marcos 1:21-45), Jesus foi considerado herege em Marcos 2.

Logo no segundo capítulo de Marcos, notamos um conflito crescente entre Jesus e os líderes religiosos de Sua época, especialmente em relação às Suas ações e declarações que desafiam as tradições estabelecidas no judaísmo – sem bases bíblicas. Escribas e fariseus demonstraram forte resistência a mudanças. Eles estavam profundamente enraizados nas tradições e interpretações legalistas das Sagradas Escrituras.

Quando Jesus apresentou a interpretação correta da Lei, mais voltada para a graça e o amor do que para a rigidez e o legalismo, ameaçou a estabilidade de suas crenças; o que provocou uma reação de defesa, atacando Jesus. Eles viram a interpretação de Jesus como uma ameaça ao status quo, ao poder e à influência que detinham sobre o povo.

Por isso, esses religiosos negaram a possibilidade de Jesus ser o Messias prometido, mesmo diante de sinais evidentes (Marcos 2:1-12). Além disso, eles projetaram seus medos e inseguranças em Jesus, acusando-O de blasfêmia quando Ele perdoou pecados (Marcos 2:7) – uma acusação que revela mais sobre o estado do coração deles do que sobre a verdade acerca de Cristo.

A pressão para manter o poder e a uniformidade nas crenças e práticas religiosas tradicionais levou os líderes religiosos do passado a rejeitar qualquer coisa que se desviasse da norma por eles estabelecida, mesmo que isso significasse opor-se à verdade divina (Marcos 2:23-28). Muitos hoje seguem seus passos.

• A verdade do sábado é deturpada e corrompida por muito líderes religiosos ainda hoje.

Em meio aos questionamentos dos líderes eclesiásticos, Jesus os confronta com evidências de Ser Ele o Filho de Deus; mas essa ideia é tão conflitante com suas crenças estabelecidas que preferem rejeitá-la, mantendo sua visão de mundo intacta. Essa cegueira impediu-os de reconhecer a verdade, mesmo Jesus utilizando recursos didáticos para ajudá-los (Marcos 2:15-22).

Jesus chamou Levi Mateus – desprezado coletor de impostos – para segui-lO (Marcos 2:13-14). Ele nos chama hoje também da mesma forma. Para segui-lO, precisamos:

• Deixar tradições, ideologias e visões de mundo que impedem de aceitá-lO.
• Estar abertos à verdade, mesmo que ela desafie nossas crenças estabelecidas.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Notificações

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de setembro Notificações Toquem a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa ...