sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Gente detox

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
2 de agosto
https://mais.cpb.com.br/meditacao/gente-detox/

Gente detox

Aprendam a fazer o bem; busquem a justiça, repreendam o opressor; garantam o direito dos órfãos, defendam a causa das viúvas. Isaías 1:17


Um dos livros de autoajuda mais vendidos nos últimos anos é Gente Tóxica: Como Lidar com Pessoas Difíceis e Não Ser Dominado por Elas, de Bernardo Stamateas. Com impressionante clareza e simplicidade, o livro identifica aquelas pessoas que, de vez em quando, se introduzem em nossa vida só para deixá-la mais amarga. Começa com os recriminadores e continua com os invejosos, depreciadores, agressores, falsos, psicopatas, medíocres, fofoqueiros, autoritários, neuróticos, manipuladores, orgulhosos e queixosos. Uma coleção inteira de gente perigosa!

Algumas vezes tenho pensado em como esses tipos de pessoas podem coexistir com os valores do cristianismo. Talvez seja porque não compreendamos totalmente que fomos chamados para ser gente detox, pessoas que trazem bem-estar. Fomos chamados para ser agentes de libertação onde há acusação. Para ensinar a admirar em vez de invejar. Para recordar dons e talentos onde os depreciadores colocaram rótulos. Para curar as feridas causadas pelos agressores. Para deslumbrar com a verdade onde reina a mentira. Para chamar os psicopatas pelo nome. Para motivar a excelência frente aos desanimadores. Para acalmar os neuróticos. Para desmascarar os manipuladores. Para desinflar os egos e ajudar os queixosos a parar de reclamar. Chega de toxinas emocionais e espirituais!

Na época de Isaías, os formalistas controlavam as atividades religiosas. De um lado estavam os mais conservadores – os legalistas. Do outro, os mais liberais – os ilegais. No fim das contas, a favor ou contra, era gente de letra sem espírito, gente tóxica. Deus deixa claro que não gosta desse tipo de gente. Ele propõe que sejamos um detox para o mundo e que aprendamos a fazer o bem. Quatro dicas para isso: procurar ser justo (atenção, recriminadores!), corrigir os opressores (atenção, depreciadores, agressores, autoritários e manipuladores!), apoiar os órfãos (atenção, desalentadores!) e defender as viúvas (atenção, fofoqueiros!).

Deus quer que façamos a diferença na vida das pessoas ao nosso redor. Todos os que estão ao nosso alcance são nossa responsabilidade. Aproveite este momento para fazer uma autoanálise: Você tem sido bênção ou toxina na vida dos outros?

●●●

Nenhum comentário:

A alegria do juízo

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 22 de setembro A alegria do juízo Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plen...