sábado, 3 de agosto de 2024

Empatia

Devocional Diário


Vislumbres da eternidade

3 de agosto
https://mais.cpb.com.br/meditacao/empatia-2/
Empatia

Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Romanos 12:15


A empatia é um dos valores mais importantes do cristianismo. Sem ela, o próprio cristianismo perderia toda a sua essência. Se existe algo que nos sensibiliza na conduta de Jesus é que Ele soube, como ninguém, praticar a empatia. Ele Se alegrou com os que se alegravam e sofreu com os que sofriam. Tocou leprosos, comeu com pessoas marginalizadas e sentou-Se para conversar com publicanos e prostitutas. Também chorou com o pranto dos amigos por ocasião da morte de Lázaro, embora soubesse que, em poucos instantes, a alegria seria devolvida pela ressurreição. Ele sentia o que as pessoas sentiam.

Somos chamados para ser empáticos como Jesus. Mas, será que realmente somos? Quem não tem empatia…

1. Não dá atenção ao que os outros dizem. Para pessoas assim, o que outros têm a dizer não é importante.

2. Sempre espera receber algo em troca. E quando não recebe nada, fica contrariado.

3. Gosta de fazer comentários negativos sobre os outros – comentários irônicos e maldosos na intenção de diminuir os demais.

Por outro lado, a pessoa empática…

1. Não somente escuta, mas também se coloca no lugar do outro, sendo capaz de sentir as dores do próximo, compreender suas circunstâncias e oferecer verdadeiras palavras de consolo. Tais palavras vêm do coração e costumam ser proferidas com afeto e demonstração de apoio.

2. Espera que o outro melhore, se estiver mal, e que permaneça feliz, se estiver bem. Sua realidade tem menos importância do que a do próximo. Não apenas diz palavras bonitas, mas traz soluções práticas para remediar a situação. Há envolvimento e comprometimento.

3. Fala amavelmente com os outros, preocupando-se não somente com o que se diz, mas também com a maneira como se diz. Sabe que a “verdade verdadeira” vem sempre envolvida em amor e carinho. Não dá desculpas para perder a cortesia.

Como você se saiu nesse teste? A vida é muito mais plena se você é uma pessoa empática. Seja para os outros o que deseja que os outros sejam para você.

●●●

Nenhum comentário:

A alegria do juízo

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 22 de setembro A alegria do juízo Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plen...