domingo, 21 de julho de 2024

Zacarias 9 Comentário

   Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Zacarias 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ZACARIAS 9 – Este não é apenas um relato antigo; é uma carta de amor à humanidade, oferecendo esperança e direção em tempos de incerteza. Este capítulo é um verdadeiro tesouro àqueles que buscam entender mais profundamente a soberania de Deus, Sua justiça, e a promessa de um futuro glorioso.

Imagine-se vivendo num tempo de grande expectativa e esperança. O povo de Israel, após anos de exílio e sofrimento, começa a vislumbrar a possibilidade de restauração e renovação. O profeta Zacarias emerge com uma mensagem de esperança e libertação, dirigida a um povo ansioso por redenção. A narrativa do capítulo se desdobra como um drama divino, onde Deus não apenas promete a libertação de Seu povo, mas também revela o advento de um rei justo e humilde, trazendo paz não apenas para Israel, mas para todas as nações.

A profecia de Zacarias 9 é fascinante devido à sua rica simbologia e seu impacto tanto histórico quanto escatológico. As palavras do profeta conduzem-nos a uma jornada de eventos que culminam na vida do Messias, Aquele que viria montado num jumento, um símbolo de paz e humildade. Este retrato messiânico não é apenas um eco do passado, mas uma promessa vida para o futuro.

• Em Zacarias 9:1-8, Zacarias pronuncia julgamentos contra várias nações vizinhas de Israel, como Tiro, Sidom, e os filisteus. Esta seção destaca a justiça de Deus em lidar com os inimigos do Seu povo e estabelece o cenário para a chegada de um novo reino de paz e justiça.

• Zacarias 9:9 é talvez o texto mais famoso do capítulo em análise; pois profetiza a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Tal profecia realizou-se em Mateus 21:1-11. A imagem de Jesus como Rei humilde contrasta fortemente com os governantes terrenos e aponta para o caráter pacífico e servil de Cristo.

• Zacarias 9:10-12 trata da paz universal e da libertação dos exilados. O sacrifício de Cristo liberta os exilados do pecado e aponta para um reino de paz entre as nações. Esta visão de paz universal reflete a missão global do evangelho e a esperança adventista, quando Cristo estabelecerá Seu reino de paz duradoura.

• No grande conflito entre o bem e o mal, Jesus salva Seu povo, oferecendo proteção e prosperidade (Zacarias 9:13-17).

Portanto, podemos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Mostarda

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 7 de setembro Mostarda Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque...