quinta-feira, 18 de julho de 2024

Todos contam

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
18 de julho
https://mais.cpb.com.br/meditacao/todos-contam/

Todos contam

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20


O prêmio Nobel de Literatura Shmuel Yosef Agnon escreveu Huésped Para Una Noche (Hóspede Por Uma Noite), um romance que descreve as comunidades judaicas decadentes do leste europeu. Em certo fragmento, o autor relata uma situação que parece surpreendente: a necessidade imperativa da presença de um homem judeu para que se possa orar ou ler a Torá. Inclusive, para certos ritos do judaísmo, é obrigatório que haja dez varões adultos presentes. Se esse quórum (que eles chamam de minyan) não é alcançado, atividades como orar, bendizer ou ler os livros de Moisés não podem ser realizadas. Na época de Jesus também era assim.

As atividades da sinagoga eram muito reguladas. Em primeiro lugar, lia-se um texto do Pentateuco, o qual era traduzido para a língua que todos falavam, o aramaico. Fazia-se um comentário do texto e passava-se a ler outro, dos livros proféticos, o qual também era comentado. As orações e as bênçãos seguiam um processo muito bem definido. Era imprescindível, porém, que fossem dez varões adultos. A palavra minyan significa “os que são contados”, e até que fossem contados dez, não existia a possibilidade de aquilo ser uma congregação.

Um dia, chegou um jovem Rabi que desmantelou todas aquelas normas de funcionamento. Ele disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles.” Uma frase herética aos ouvidos dos doutores da lei, pois implicava, entre outras coisas, que a presença divina não requer mais do que simplicidade e interesse. Para Jesus, bastam dois para a igreja existir. Não é preciso mais do que uma dupla de pessoas e Jesus. Somente isso basta.

Devemos compreender que tudo é muito mais simples e que muitos dos nossos protocolos e normas devem ser apenas um pouco mais de cor na relação com Cristo em vez de um obstáculo para nos aproximarmos Dele. Ellen G. White escreveu: “Onde Cristo está, mesmo entre uns poucos humildes, eis a igreja de Cristo, pois somente a presença do Santo e Altíssimo que habita a eternidade é que pode constituir uma igreja” (Olhando Para o Alto, p. 350). A chave é Jesus em nossa vida.

Para Cristo, cada membro de Sua igreja é contabilizado. Portanto, sinta-se amado e valorizado por Deus.

●●●

Nenhum comentário:

Voltando para casa

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de setembro Voltando para casa O que vocês farão no dia da solenidade e no dia da festa do S...