Devocional Diário
Vislumbres da eternidade9 de maio
Árvore genealógica
Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! Gênesis 12:2
Dizem que no Brasil é Silva; na Itália, Rossi; Müller na Alemanha; Smirnov na Rússia e Smith na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esses são os sobrenomes mais comuns nesses países. Na Espanha, Cuba e Filipinas é Garcia. Com mais de 10 milhões de pessoas que o carregam, Garcia é, curiosamente, um sobrenome de origem basca. Mas todos esses sobrenomes juntos não são nada se comparados ao sobrenome mais empregado na China: Li. Mais de 120 milhões de pessoas carregam esse sobrenome em seus documentos.
Em 2003, um estudo de DNA realizado na Inglaterra concluiu que 8% dos homens de 16 populações asiáticas compartilham a mesma origem. Na Mongólia foi feito um rastreamento até chegarem a um personagem muito importante: Gengis Khan.
É provável que o ancestral Li ou o aguerrido Gengis Khan tiveram condições físicas e sociais que os favoreceram nessas façanhas procriadoras, mas esse não foi o caso de Abraão. O patriarca era um idoso sem pátria, casado com uma idosa e com poucas probabilidades de ter uma descendência numerosa. A promessa de Deus podia parecer uma piada de mau gosto, mas o Senhor não brincava com assuntos sérios, e assim a promessa se cumpriu. A promessa não se referia somente à herança genética, mas principalmente à sua característica mais notável: a fé em Deus. Essa sim foi transmitida ao longo de muitas gerações. Tanto cristãos quanto judeus e muçulmanos se referem a Abraão como “pai da fé”.
O mais curioso na bênção divina é que o crescimento da família de Abraão não se deu somente em quantidade, mas em qualidade. Foi uma família de tal calibre, de uma natureza tão benigna e generosa, que se converteu em bênção para todos aqueles que interagiram com ela.
A promessa e o imperativo de ser “uma bênção” têm nos acompanhado durante séculos, porque nós, seus descendentes, devemos ser essa bênção para o mundo. Não importa o lugar, a condição ou o meio, devemos deixar este planeta melhor do que quando o encontramos. Não importa o tratamento que nos deem, se o merecemos ou não, devemos ser pessoas de bem, gente de fé.
Você se considera descendência de Abraão? Então seja uma bênção!
https://mais.cpb.com.br/meditacao/arvore-genealogica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário