MEDITAÇÃO DIÁRIA
18 de outubroACHAMOS O MESSIAS
Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: “Achamos o Messias!” [...] E o levou a Jesus. João 1:41, 42
O evangelho de João começa com o testemunho de dois homens a respeito de Cristo. O primeiro é o do escritor, João, o discípulo amado. O segundo é de João Batista, o profeta e precursor de Jesus. O discípulo declara que Jesus existia antes do princípio de todas as coisas e que Ele é quem originou tudo que existe (Jo 1:1-3). Antes de vir a este mundo, Ele era Deus e estava com Deus, o Pai. A intenção do escritor é que os leitores creiam que Jesus é o Messias prometido, e que, assim, tenham vida espiritual (Jo 20:30, 31).
João Batista, por sua vez, dizia que Jesus já existia antes dele (v. 15, 30) e que Ele era o Cordeiro de Deus (v. 29, 36) e o Filho de Deus (v. 34), que trouxe a graça e a verdade a este mundo (v. 17). João “veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele” (Jo 1:7).
Na sequência, o evangelho narra o início do ministério de Jesus. Dois discípulos de João Batista, crendo em suas palavras, fizeram contato com Jesus e passaram um dia com Ele. “André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: ‘Achamos o Messias!’ […] E o levou a Jesus” (Jo 1:40-42).
“No dia seguinte, Jesus […] encontrou a Filipe, a quem disse: ‘Siga-Me.’ […]. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: ‘Achamos Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus […]. Venha ver’” (Jo 1:43-46). Esses quatro homens foram os primeiros a crer em Jesus, como o Filho de Deus e o prometido Salvador, e os primeiros a se tornarem Seus discípulos.
Um deles, após conhecer Jesus, testemunhou para seu irmão, e este creu. O outro, tendo se encontrado com Cristo e aceitado Seu convite para segui-Lo, encontrou-se com um amigo e o conduziu ao Salvador, e ele também creu. Foi desse modo que o cristianismo se expandiu no início. Devemos testemunhar para quem está próximo de nós, para as pessoas mais queridas. Você também pode dizer a um amigo: “Achamos o Salvador! Venha ver!”
https://youtu.be/dr7dGUt6jdk
Nenhum comentário:
Postar um comentário